01/03/00 |

Tocantins tem dia de campo sobre girassol

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A cultura do girassol e seu aproveitamento na alimentação animal é o tema do Dia de Campo promovido pela Embrapa Cerrados, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, dia 30 de março, das 8 às 12:30 horas, na Fazenda Céu Azul, em Dianópolis (TO).

O girassol responde, atualmente, por cerca de 13% de todo o óleo vegetal produzido no mundo. Pode ser usado na alimentação animal e humana. De seus grãos, produzem-se óleo e margarina e extraem-se cerca de 350 quilos de torta para alimentação animal. É também uma planta forrageira. Na forma de silagem, apresenta ótima produção de fitomassa verde, excelente teor de proteína bruta (13%) e uma proteína digestível muito superior à do sorgo e do milho, atingindo valores de 7,3%.

Suas características - adaptabilidade, tolerância à seca, alto rendimento de grão e de óleo, pouca influência de altitude e latitude - indicam o potencial da cultura no Cerrado, onde está se consolidando com alternativa econômica para os produtores. Dos 82 mil hectares de girassol cultivados hoje no Brasil, 65 mil estão na região Centro-Oeste. Estima-se que essa área dobre na safra 1999/2000.

Numa experiência pioneira no Estado, a Embrapa Cerrados está desenvolvendo estudos para verificar a adaptação do girassol em Tocantins e as épocas de semeadura para a produção de grãos e silagem, tanto em plantio direto quanto em convencional. O projeto conta com a parceria da Federação de Agricultura do Estado de Tocantins (FAET).

Conheça a homepage da Embrapa Cerrados http://www.cpac.embrapa.br Fone (61) 389 1171 ramal 2309 Email: sac@cpac.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/