01/04/00 |

Tecnologia aproveita bagaço do caju

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Biscoitos, pães, snacks e até bolos com alto teor de fibras feitos a partir do bagaço do caju. São novidades obtidas do processo agroindustrial a ser lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, durante as comemorações do 27º aniversário da Empresa, em Brasília(DF). Um processo que viabiliza a utilização de um milhão de toneladas de resíduos da fruta é descartado anualmente pelas indústrias de suco.

A tecnologia foi desenvolvida pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro - RJ), em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza - CE) e permite a fabricação de snacks (salgadinhos tipo chips), biscoitos e pães, a partir da mistura de 50% de farinha de caju e 50% de farinha de arroz. A tecnologia favorece o aproveitamento do bagaço do caju - produto com maior porcentagem de fibras do que seus similares - e da sobra de arroz quebrado, conhecida como quirera, não utilizada para o consumo humano. O arroz quebrado é moído, e dele é produzida a farinha de arroz.

Segundo o pesquisador José Luiz Ascheri, responsável pelo trabalho, a maioria dos biscoitos e pães com fibras encontrada no mercado é produzida com a casca do trigo. No entanto, a polpa do caju possui mais fibra do que esse cereal. É portanto, um combinado energético importante na dieta e pode entrar na composição de vários alimentos. Além disso é uma alternativa para aumentar a geração de emprego e renda para o Nordeste, em especial, para os estados do Ceará e Rio Grande do Norte.

Os testes com 20% de farinha de caju e 77% de farinha de trigo apresentaram bons resultados para a produção de snacks, e a mistura composta por metade de farinha de caju e metade de farinha de arroz proporcionou uma farinha mista pré-gelatinizada para uso na panificação e fabricação de biscoitos e bolos com alto teor de fibras.

Jornalista Elisângela Santos - MTb 19500/RJ Embrapa Agroindústria de Alimentos Telefone:(21) 410-7488 /7472  

Tema: Atividades Temáticas\Tecnologia Agroindustrial 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/