01/04/00 |

Sistema pode diminuir erosão em áreas irrigadas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está lançando hoje (25), durante as festividades alusivas ao seu 27º aniversário, o SADGNA, sistema de instrumentação que permite a automação do método para análise do volume de gotas de chuva natural ou artificial, a exemplo da chuva proporcionada por irrigação.

A partir do reconhecimento automático dos volumes das gotas, pode-se determinar a distribuição por área e, consequentemente, as energias cinéticas relacionadas, com maior confiabilidade e menor esforço manual. A automação favorece o controle dos processos de chuvas artificiais com a escolha adequada dos bicos de aspersão dos sistema de irrigação, de forma a otimizar o impacto das gotas na superfície do solo, sem provocar a erosão ou a quebra de agregados. Antes, o processo de determinação do volume de gotas era manual, realizada uma a uma.

O SADGNA foi desenvolvido pela Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP) e está sendo disponibilizado ao agronegócio pela empresa Ablevision, por meio de contrato de exploração de patentes.

Jornalista Joanir Silva - MTb 19554 Embrapa Instrumentação Agropecuária Telefone: (16) 274-2477  

Tema: Atividades Temáticas\Instrumentação 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/