01/04/00 |

Café agora tem zoneamento agrícola

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Produtores de café dos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná já dispõem de um novo instrumento para diminuir os riscos de perdas por fatores climáticos. Trata-se do Zoneamento Agrícola do Café, um dos lançamentos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, em comemoração ao seu 27º aniversário.

O zoneamento foi desenvolvido pela Embrapa Cerrados (Brasília-DF) e permite verificar, sob o ponto de vista climático, que regiões, num determinado Estado brasileiro, são aptas para a cultura desse produto. O tratamento das informações é feito com base em técnicas de alta precisão, como o geoprocessamento. Além de ajudar o produtor, o zoneamento possibilitará aos agentes financeiros aumentar as garantias de aplicação do crédito para custeio agrícola.

Para mapear as regiões aptas ao cultivo do café, os pesquisadores se basearam no cruzamento de dados referentes à temperatura média e ao déficit hídrico anuais. Posteriormente foi incluído um terceiro critério - o risco de geada, para abranger os estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

A Embrapa iniciou as pesquisas para efetuar o zoneamento agrícola do café há dois anos, atendendo a uma demanda do Consórcio Nacional de Pesquisa do Café que necessitava de dados mais precisos sobre o cultivo do produto. As últimas informações foram levantadas em 1977 pelo extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC). A partir de agora, o zoneamento será estendido aos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco e Rondônia.

O zoneamento foi desenvolvido em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Jornalista Graça França Monteiro - MTb 1477 DF Embrapa Cerrados Telefone: (61) 388-9953  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Café 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/