01/04/00 |

Pesquisadores ganham Prêmio Jabuti 2000

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O livro "Impacto Agroambiental: perspectivas, problemas e prioridades", de autoria de Luiz José Maria Irias e Tarcízio Rego Quirino, pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente e James T. C. Wright, da Fundação Instituto de Administração – FEA/USP, editado pela Edgard Blücher, conquistou o Jabuti, o maior prêmio da literatura nacional, em sua edição de 2000. A estatueta será entregue no dia 28 de abril de 2000, durante a 16ª Bienal Internacional do Livro, a se realizar em São Paulo.

O prêmio Jabuti foi criado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em 1958 e é considerado o mais importante da produção editorial do País. No folclore brasileiro, o Jabuti é um animal que se distingue pela paciência e tenacidade com que vence os desafios. Por isso foi escolhido para simbolizar a atividade de nossos escritores, editores, livreiros e gráficos. Ele é entregue bianualmente, em 16 categorias diferentes, selecionando os principais destaques da produção literária, intelectual e científica do País. O livro da Embrapa ganhou o prêmio na categoria Ciências Exatas, Tecnologia e Informática.

"Impacto Agroambiental" trata de uma pesquisa em prospecção sobre o futuro das relações entre a agropecuária brasileira e o meio ambiente e se baseia na combinação de diferentes técnicas prospectivas, entre as quais o Método Delphi e a construção de cenários.

A obra filtra, com impecável rigor, opiniões de 135 especialistas da Embrapa, instituições universitárias, agências federais ou estaduais de pesquisa, empresas privadas e organizações não-governamentais acerca da questão agroambiental brasileira. Principalmente, constrói um diagnóstico e mostra uma plataforma de medidas viáveis para reverter a imagem do Brasil no exterior como vilão ambiental. Pretende assim, sensibilizar os estudiosos da questão abordada e chegar às áreas responsáveis pelas grandes linhas estratégicas do Brasil, ultrapassando o circuito rural/técnico/cidadãos e alcançando, além dessa escala, os núcleos que decidem as nossas políticas agrárias e fixam as suas prioridades.

Em suas 184 páginas encontra-se praticamente uma agenda nacional de pesquisa agropecuária, tecnologias necessárias, educação agroambiental e interação entre os atores do processo focalizado. A obra custa R$ 34,00 e pode ser adquirida por carta, telefone e email junto à Embrapa Meio Ambiente, Jaguariúna, SP. Tel.: (19) 3867.8750, fax: 3867.8740, email: sac@cnpma.embrapa.br ou na Editora Edgard Blücher: email: eblucher@internetcom.com.br, fax 11 852. 2707.

Jornalista Eliana Lima MTb 22047 Tel.: (19) 867.8708  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/