01/04/00 |

Assad e Hipólito recebem o Prêmio Frederico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Durante a solenidade de comemoração do 27º aniversário da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, haverá a entrega do Prêmio "Frederico de Menezes Veiga" a dois pesquisadores que se destacaram pelos seus trabalhos científicos e tecnológicos de reconhecido valor para a sociedade e que contribuiram para o aumento da produção agropecuária com sustentabilidade ambiental.

O Prêmio "Frederico de Menezes Veiga" homenageia um dos mais importantes pesquisadores brasileiros, morto em 1974. As variedades de cana-de-açúcar por ele criadas proporcionaram salto na produtividade e produção que ajudaram a transformar nosso País no maior produtor de açúcar do mundo. Somente a variedade CB 4176 proporcionou, em cinco safras (1958/62), rendimento adicional da ordem de 10,2 milhões de toneladas anuais nas lavouras canavieiras do Estado de São Paulo.

Os premiados deste ano são os pesquisadores Osmane Hipólito e Eduardo Delgado Assad. O primeiro é médico veterinário, graduado pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Estado de Minas Gerais, com mestrado e doutorado pela Michigan State University. Como professor, contribuiu decisivamente para o progresso da ciência veterinária no Brasil por meio de suas pesquisas na área de doenças infecto-contagiosas dos animais domésticos. Os seus trabalhos viabilizaram o desenvolvimento da avicultura brasileira, o que permitiu, nas últimas décadas, a exportação de frangos de corte e a disponibilidade de proteína de baixo custo para a alimentação das populações menos favorecidas. Osmane Hipólito tem, hoje, 80 anos.

Eduardo Delgado Assad, 42 anos, é graduado em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado e doutorado pela Sciences de L'eau et Aménagement, Universidade de Montpellier de L'eau III. Suas pesquisas estão voltadas para as áreas de sensoriamento remoto e sistemas geográficos de informações aplicadas à agricultura. Resultados do seu trabalho culminaram no desenvolvimento da metodologia que foi a base do Zoneamento de Riscos Climáticos na Agricultura, adotado pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento como um dos norteadores da Política de Crédito Agrícola do Brasil, em 1996.

Jornalista Lineu Gobeth - MTb 376/PB Assessoria de Comunicação Social Telefone: (61) 448.4247  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/