01/04/00 |

Agricultores sergipanos fazem treinamento na Bahia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Trinta produtores e técnicos ligados ao Projeto de Apoio às Famílias de Baixa Rendada Região Semi-Árida do Estado de Sergipe (Pró-Sertão) participam, até a próxima sexta-feira, do curso "Inovação Tecnológica da Cultura da Mandioca", promovido pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas - BA), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

O curso tem o objetivo de apresentar aos participantes as tecnologias disponíveis nas áreas de práticas culturais, manejo e conservação dos solos, adubação, melhoramento genético, fitossanidade, geradas pela Embrapa e por outras instituições de pesquisa.

O uso integral da mandioca na alimentação animal, utilizando técnicas de produção de raspa das raízes e feno da parte aérea da planta, é outro tema na pauta do curso. A técnica já é utilizada por agricultores das regiões de atuação do Pró-Sertão, que abrange 17 municípios sergipanos e cerca de 750 famílias diretamente.

As pesquisas tiveram início há mais de dois anos na área de abrangência do Pró-Sertão. Foram identificadas variedades de mandioca desenvolvidas pela Embrapa tolerantes à podridão radicular - um problema que tem reduzido a produção da cultura em até 70%, nas áreas onde a doença manifesta com intensidade. Dos mais de 500 híbridos testados pelos produtores, quatro se mostram promissores, diz o pesquisador Chigeru Fukuda, que coordena o trabalho de pesquisa.

Os primeiros levantamentos indicam que a produtividade média, com o plantio das novas variedades, aumentou de 12 para 20 toneladas por hectare. A área plantada com mandioca naquela região está em torno de 20.000 hectares.

Com recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Governo de Sergipe, o Pró-Sertão investirá cerca de R$ 350 mil, só em pesquisa, num prazo de sete anos, beneficiando, direta e indiretamente, 8 mil famílias de pequenos produtores principalmente na zona rural dos municípios de Aquidabã, Canhoba, Carira, Cumbe, Feira Nova, Frei Paulo, Graccho Cardoso, Itabi, Nossa Senhora de Lourdes, Pedra Mole, Pinhão, Poço Verde, Ribeirópolis, São Miguel do Aleixo, Simão Dias e Tobias Barreto.

Jornalista Dalmo Oliveira Embrapa Mandioca e Fruticultura Telefone: (75) 721.2120 - Ramal 215  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/