01/04/00 |

Lucro social da pesquisa agropecuária superou R$ 6,2 bilhões em 1999

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, lança, por ocasião do seu 27º aniversário, o Balanço Social da Pesquisa Agropecuária 1999. O principal resultado é a constatação de que o lucro social proporcionado por instituições que compõem o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) superou R$ 6,2 bilhões de reais no ano passado.

Na publicação, estão reunidas ações de expressivo interesse social, em campos como agricultura familiar, reforma agrária, apoio comunitário, comunidades indígenas, segurança alimentar, meio ambiente e educação ambiental, bem-estar, segurança e medicina do trabalho, realizadas por treze instituições de pesquisa, ensino, desenvolvimento e extensão, que trabalham para o agronegócio brasileiro e pertencem ao SNPA, coordenado pela Embrapa.

O Balanço traz ainda depoimentos de agricultores envolvidos no trabalho da Embrapa em Itiúba (BA), que evidenciam a sede por tecnologias e o papel transformador que elas têm para sua vida e de seus familiares.

Benefícios

Para o diretor-presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, o Balanço Social da Pesquisa Agropecuária Brasileira 1999 traz uma seção importante, onde é demonstrado o impacto das principais tecnologias desenvolvidas e transferidas à sociedade. Ele explica que balanços contábeis e financeiros não indicam os consideráveis benefícios trazidos para o País, que resultam da atividade de instituições públicas de Ciência e Tecnologia. Apenas estudos de impacto, que utilizam metodologia desenvolvida para avaliação de projetos de empréstimos internacionais do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, podem se aproximar desses benefícios.

Além da Embrapa, são as seguintes as instituições do SNPA que participaram do Balanço Social da Pesquisa Agropecuária Brasileira 1999: Empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Sergipe (Emdagro), Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Empresa de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Mato Grosso do Sul (Empaer-MS), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária (IPA), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Jornalista Roberto Penteado - MTb 220/DF Assessoria de Comunicação Social Telefone: (61) 448 4113  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/