01/04/00 |

Lançada nova cultivar na Expogrande 2000

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nesta quinta-feira, 6 de abril, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, promove dia de campo sobre "Feno-em-pé e Suplementação na Seca". A atividade faz parte da programação do 12º Encontro de Tecnologias para a Pecuária de Corte, que acontece até o dia 7 de abril, em Campo Grande (MS), durante a Expogrande 2000. Na Exposição, a Embrapa está apresentando, também, uma nova leguminosa para consorciação de pastagem, a multilinha Campo Grande. A leguminosa possui altos teores de proteína bruta, produz grande quantidade de sementes e é de fácil colheita.

Uma das estratégias para aumentar a quantidade de alimentos (forragem) para o gado nos meses de seca é a vedação de pastagem no final do verão (período das águas). Com chuvas em abundância, a pastagem vedada (sem animais em cima) cresce e produz um acúmulo de forragem que, embora de baixo valor nutritivo, garante a alimentação animal nos meses mais críticos. Essa técnica resulta na produção do chamado feno-em-pé. A opção por essa alternativa deve ser feita nos meses chuvosos.

Para produzir o feno-em-pé, o produtor deve escolher as forrageiras adequadas, a adubação certa, a lotação apropriada, o tempo de vedação e a suplementação alimentar. As gramíneas mais indicadas são as que apresentam menor perda de valor nutritivo quando amadurecem, como as braquiárias (decumbens e capim-marandu), os capins estrela, coastcross e tiftons, além do capim-pangola. Já os capins do gênero panicum (Tanzânia, Mombaça e Tobiatã), capim-elefante e andropogom são impróprios, pois, quando vedados por longos períodos, acumulam caules grossos, de má qualidade nutritiva e de difícil digestão pelo animal. A vedação do pasto para melhor aproveitamento da técnica pode acontecer uma única vez ou de forma escalonada.

Para a pesquisadora Valéria Pacheco B. Euclides, da Embrapa Gado de Corte, unidade da Embrapa em Campo Grande (MS), "a combinação de feno-em-pé com suplementação alimentar, durante o período seco, associada à utilização de forrageira de alta produtividade durante o verão, pode resultar em aumentos de produtividade às propriedades da região de Cerrados de 3 a 3,5 vezes maiores que os da média nacional".

Suplementação - O passo seguinte à garantia do estoque de forragem é a manutenção ou ganho de peso dos bovinos durante a estação seca, o que se consegue com suplementação. Para a suplementação (alimentação enriquecida), pode ser utilizada uma forragem de melhor qualidade, como as culturas anuais, o milheto e a aveia, ou concentrados de proteínas, minerais e de alto valor energético. Antes de adotar a suplementação mais adequada ao seu rebanho, o produtor deve considerar a produção e qualidade de sua pastagem, as metas pretendidas e a relação custo/benefício da estratégia a ser utilizada.

Para o pesquisador Luiz Roberto S'Thiago, "a época de seca é marcada pelo baixo desempenho dos animais. As vacas de cria não recuperam a condição corporal necessária para a reprodução e ganham pouco peso". S'Thiago adverte que "a dieta ideal para aumentar a taxa de natalidade e de concepção das vacas deve conter alto teor de proteína (acima de 30% de proteína bruta) e minerais". "Já os animais em engorda (no processo de semiconfinamento) devem ser alimentados com teor médio de proteína e alta densidade energética. Com isso, garante-se peso e acabamento de abate em níveis satisfatórios até o final da seca", completa.

No período das águas, os capins tropicais crescem rapidamente, mas apresentam valor nutricional baixo. O que os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte têm recomendado é a manutenção dos níveis de proteína da alimentação animal em torno de 17%.

A realização do Dia de Campo é uma das últimas atividades programadas pela Embrapa Gado de Corte dentro do calendário da Exposição Agropecuária de Campo Grande - Expogrande 2000. O estande "Casa da Embrapa" funcionará normalmente das 14h às 23h, em dias de semana, até o dia 9 de abril. Aos finais de semana, o atendimento começa às 8h30. Os técnicos da Embrapa fazem plantão para atendimento aos visitantes e apresentam os diversos produtos em exposição, entre eles as publicações da Empresa, a Biblioteca Virtual, fruto de parceria com outras instituições, e lançamentos.

Dia de Campo: Vagas limitadas a 300 participantes Inscrição: R$ 10,00 Atendimento à imprensa Tel.: 67 768-2142 / 768-2144

Embrapa Gado de Corte http://www.cnpgc.embrapa.br Email: sac@cnpgc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Gado de Corte 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/