01/05/00 |

Sigatoka negra vai à TV

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV do próximo dia 12 de maio, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, vai debater a principal doença da bananeira no mundo, a Sigatoka negra. A doença pode causar perdas totais na produção quando o ambiente é favorável e ataca principalmente as cultivares dos tipos Prata e Maçã.

A Sigatoka negra foi registrada no Amazonas, no início de 1998, nos municípios de Tabatinga e Benjamin Constant. Atualmente encontra-se disseminada por todo o Estado, e já atingiu o Acre, Rondônia e Mato Grosso. O grande desafio é evitar que a doença se alastre pelo País.

No programa do dia 12 o produtor vai conhecer as orientações dos pesquisadores da Embrapa para controle da doença a partir da utilização de cultivares menos suscetíveis, já que o controle químico é muito caro para o pequeno produtor. Participam do debate os pesquisadores da Embrapa Luadir Gasparotto e José Clério Rezende Pereira (Embrapa Amazônia Ocidental - Manaus AM) e Zilton Cordeiro (Embrapa Mandioca e Fruticultura - Cruz das Almas BA).

A bananicultura é uma das atividades agrícolas mais importantes no Brasil, e a banana, a fruta mais consumida, constituindo parte importante da renda dos pequenos produtores e da alimentação da população mais carente, principalmente no meio rural. A cultura ocupa o segundo lugar em volume de frutas produzidas no País, com aproximadamente seis milhões de toneladas anual, perdendo apenas para a laranja. O consumo per capita nacional está em torno de 20 kg/hab./ano.

O Dia de Campo na TV vai ao ar das 9 às 10 horas. Para assistir ao programa é necessário sintonizar a antena parabólica na polarização horizontal, banda C, freqüência 3910, ou polarização vertical, freqüência 1240, banda L, próximo à Rede Vida. As dúvidas encaminhadas pelo público serão esclarecidas ao vivo durante o programa pelo telefone 0800-610505 (ligação gratuita); fax, (61) 273-8949; ou correio eletrônico: diacampo@spi.embrapa.br.

Mais informações: Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia (61) 448-4278 Patrícia Zimmermann - patricia@spi.embrapa.br Iara Falcão - iara@spi.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/