01/05/00 |

Convênio com Sebrae incentiva novos empreendedores

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, assina, no dia 26 de maio, um convênio com o Sebrae/DF para a formação de uma incubadora de empresas dentro das unidades do Distrito Federal. A assinatura vai acontecer às 10h, no auditório da Embrapa Hortaliças, localizado na BR 060, km 09, perto de Semambaia, durante as comemorações do aniversário de 19 anos daquela Unidade da Embrapa. Estarão presentes o presidente em exercício da Embrapa, José Roberto Peres, e o diretor superintendente do Sebrae/DF, Newton de Castro.

O convênio visa a implantação de uma incubadora de empresas de tecnologia agropecuária nas unidades da Embrapa Cerrados, Embrapa Hortaliças e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. O aproveitamento da infra-estrutura das Unidades e a disponibilidade de inúmeras tecnologias dentro da instituição de pesquisa motivou a criação dessa incubadora.

O projeto de incubação da Embrapa possui um diferencial em relação aos existentes no mercado: além de aceitar projetos ou idéias, a instituição pretende disponibilizar seus projetos tecnológicos, já patenteados, para que novos empresários dêem desenvolvimento. Com isso, a Embrapa acredita que vai ajudar o DF a incrementar a participação do setor agrícola no PIB da região, que hoje representa menos de 5% do total, segundo dados da Codeplan.

No país existem mais de 100 incubadoras de empresa de base tecnológica, segundo a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (Anprotec). Dentro da Embrapa já existem 13 unidades que estão implantando ou já possuem implantados projetos de incubação de empresas.

Contrato

Durante o evento vai ser assinado, ainda, contrato de consultoria entre a Embrapa e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UnB (CDT/UnB). O CDT possui hoje 13 empresas incubadas, e já foi premiado como Incubadora do Ano (1999) pela Anprotec, devido à excelência de seu projeto de incubadora de empresas.

Projetos de incubação de empresas surgiram devido à dificuldade de novos empresários se estabelecerem no mercado. Segundo dados do Sebrae, cerca de 80% das empresas abertas no país não sobrevivem após um ano. A incubadora oferece aos novos empresários utilização de espaço físico, serviços administrativos e de comunicação, uso de equipamentos compartilhados, cursos de capacitação e treinamento gerencial, consultoria e outros benefícios, por um prazo médio de três anos.

Jornalista: Michele Costa(MTb 1270/DF) Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Hortaliças Fone: (61) 385.9038 Email: sac@cnph.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/