01/07/00 |

Pesquisa ajuda a melhorar qualidade dos sucos brasileiros

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério de Agricultura e Abastecimento, está trabalhando num projeto pioneiro no país para conservação de sucos. A idéia é desenvolver no país a tecnologia de alta pressão, que permitirá a conservação de vitaminas e a melhoria do sabor de sucos e geléias. Atualmente, os brasileiros consomem sucos de garrafa com até 40% a menos de vitaminas C e B1, que se perdem durante os processos de conservação. Com o novo método, mais de 95% das vitaminas são preservadas e o sabor é como se o suco tivesse acabado de ser preparado em casa – ao contrário do que se encontra no mercado hoje em dia, onde sucos, como abacaxi e laranja, em geral, têm seu gosto natural totalmente modificado.

Saborear sucos e geléias industrializados com o valor nutricional e sabor praticamente igual ao da fruta fresca já é uma realidade em países como Estados Unidos, Europa e Japão, mas no Brasil esta tecnologia só estará pronta no final do próximo ano. Com a alta pressão, sucos, geléias, molhos e iogurte de frutas, por exemplo, não são pausterizados com utilização de calor. Para eliminar risco de contaminação e conservar o produto, são utilizados equipamentos que aplicam alta pressão num curto espaço de tempo.

Amauri Rosenthal, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos responsável pelo trabalho, está desenvolvendo este projeto em conjunto com especialistas da University Reading (Inglaterra) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Inglaterra, co-patrocinadora da pesquisa, tem interesse em desenvolver a conservação de sucos tropicais.

Jornalista Elisângela Santos (MTb: 19.500) Embrapa Agroindústria de Alimentos Área de Comunicação Empresarial - ACE Tel: (21) 410-7488 /7472 - Celular: (21) 9112 7284 E-mail: elis@ctaa.embrapa.br  

Tema: Sistemas de Produção\Agroindústria 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/