01/07/00 |

Capim Pojuca aumenta produção em cerrados e várzeas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está lançando nesta sexta-feira, dia 14 de julho, uma nova gramínea adaptada aos cerrados e várzeas, regiões de solos úmidos e encharcados: o capim Pojuca (Paspalum atratum cv. Pojuca). Nativo do Pantanal, o Pojuca ganhou este nome porque a palavra "pojuca", em tupi-guarani, quer dizer área úmida, alagadiça ou brejo. Ele apresenta grande produção de forragem. A apresentação para produtores e sementes.

O lançamento do novo capim será feito na sede da Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF) e será restrito a produtores de sementes, uma vez que estas só chegarão aos pecuaristas a partir do próximo ano. Entre as qualidades dessa gramínea estão a grande produção de forragem, a tolerância ao fogo, sua capacidade de rebrota, sua boa resistência à pastagens, a doenças e pragas e sua aceitação por bovinos e eqüinos. O Pojuca cresce rapidamente, tem boa palatabilidade e é mais uma alternativa na formação de pastagens, especialmente em áreas de braquiária humidícola para gado de cria.

O novo capim pode, ainda, significar economia nos custos com suplementação alimentar a base de ração, uréia e sal mineral, especialmente na seca, se comparado à humidícola, a mais adaptada, até então, a essas áreas úmidas. Esta gramínea foi desenvolvida pela Embrapa Cerrados, em parceria com outras unidades da Embrapa (Gado de Corte, Pecuária Sudeste, Rondônia, Acre, Recursos Genéticos e Biotecnologia) e com a Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Mato Grosso (Empaer-MT).

Jornalista: Thea Tavares (MTb. 3207/PR) Embrapa Cerrados: (061) 388-9974  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/