01/07/00 |

Pesquisadores discutem melhoramento genético do abacaxi

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

De 3 a 7 de julho a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento está promovendo reunião técnica do projeto "Avaliação e Utilização de Recursos Genéticos de Abacaxi da Região Amazônica para Geração de Variedades Resistentes". O evento reúne pesquisadores do Brasil e do exterior, a exemplo de representantes da Universidade Central de Caracas. Caracterização molecular e mapeamento genético são temas da discussão dos especialistas durante os quatro dias do evento, que está sendo realizado na Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas (BA).

"A reunião tem a finalidade de estabelecer um protocolo padrão internacional para as pesquisas com a cultura do abacaxi", diz o fitomelhorista José Renato Santos Cabral, um dos organizadores da reunião técnica.

O abacaxizeiro é uma fruteira originária da região sul do Brasil, mas que encontrou um ambiente bem mais propício para o desenvolvimento de sua variabilidade genética da região amazônica, onde os pesquisadores coletaram a maior parte das variedades que hoje compõem o bancos de germoplasma utilizados nos trabalhos de cruzamento genético da cultura. A Embrapa Mandioca e Fruticultura tem coletado e mantém em condições de campo e em laboratório 701 "acessos" da espécie Ananas. Cada acesso corresponde a uma variação genética da planta e as coleções de gens cultivadas pela Embrapa visam combater o que os pesquisadores chamam de "erosão genética" da espécie.

Com o mapeamento genético os especialistas procuram encontrar características de resistência às principais doenças que atacam a cultura, como a fusariose, nematóides, mancha-negra, broca-do-fruto e melanoloma.

Jorn. Dalmo Oliveira - MTb 0598/BA Email: dalmo@cnpmf.embrapa.br Telefone: (75) 721.2120  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/