01/07/00 |

Cientista busca genótipos de animais resistentes a doenças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O microbiologista Louis Gasbarre, do Laboratório de Imunologia e Resistência a Doenças do Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos EUA, estará em Brasília nestas quinta e sexta-feira, dias 06 e 07 de junho, para conhecer as mais recentes iniciativas brasileiras na utilização do melhoramento genético para controle de doenças animais. O foco da visita são os projetos desenvolvidos nos últimos anos pelas Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, a respeito de melhoria genética de aves, suínos, bovinos, ovinos e caprinos.

O pesquisador estuda atualmente a associação das informações sobre o genoma dos animais e a resistência e susceptibilidade a campo. Desde meados de 1980 ele acumula informações sobre como os bovinos da raça Angus resistem ou adoecem de verminose, uma doença que acomete animais criados em pastoreio. Os genomas dos quase 300 animais que ele acumulou ao longo desses anos estão sendo estudados na busca por associações que possam indicar um método rápido para selecionar espécies resistentes e apressar o melhoramento genético e a formação de rebanhos com esta característica.

O problema das verminoses é uma preocupação mundial. Para evitar perdas dos seus rebanhos, pecuaristas aplicam compostos vermífugos ao longo do ano. A aplicação contínua dessas drogas tem ocasionado o aparecimento de resistência nos vermes, o que torna os vermífugos pouco eficazes, além dos resíduos que podem permanecer na carne e no leite se os animais forem abatidos para consumo antes do tempo necessário para que eles sejam eliminados. Existe um apelo mundial dos consumidores pela redução no uso de compostos químicos na produção animal.

Para contribuir com a redução do uso de drogas para o tratamento e profilaxia das verminoses e outras doenças, o laboratório onde trabalha Gasbarre, em conjunto com outras instituições americanas, tenta tornar possível a formação de rebanhos de animais resistentes a doenças através do melhoramento genético. As pesquisas desenvolvidas nos EUA estão também em andamento em laboratórios situados em outros países – alguns deles no Brasil.

A visita de Gasbarre está sendo promovida pelo Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior (Labex), com o objetivo de incrementar a aproximação institucional entre a Empresa e o Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura, organização americana que possui a mesma função da Embrapa nos EUA. Ele espera que a visita seja a etapa preliminar de aproximação com as equipes brasileiras, visando cooperação nesta área de estudo. Para o diretor-presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, uma possível integração entre os estudos brasileiros com os americanos poderá eliminar algumas etapas no processo de obtenção de resultados das equipes brasileiras, fazendo com que as soluções sejam mais rapidamente disponibilizadas para uso nos sistemas de produção.

Na quinta-feira, Louis Gasbarre estará visitando a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, com o propósito de conhecer o Laboratório de Imunologia e a capacidade instalada para estudos genômicos. Na sexta, o cientista visitará a Sede da Empresa, discutindo como fortalecer a cooperação entre as duas instituições. No dia 10 de julho, Gasbarre estará na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, conhecendo as mais recentes pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Gado de Corte. Nos últimos dias, ele esteve visitando as unidades Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG) e Embrapa Caprinos (Sobral, CE).

Contatos para informações e entrevistas: Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Jornalistas: Robinson Cipriano (MTb 2057/88) Email: robinson@sede.embrapa.br Fone: (61) 448-4113 / 448-4247

Embrapa Gado de Corte Jornalista Thea Tavares (MTb. 3207/PR) Fone: (67) 768-2000 Email: sac@cnpgc.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/