01/08/00 |

Sistema mede aplicação de defensivos agrícolas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Especialistas acostumados a fazer a contagem de gotas manualmente já podem contar com uma ferramenta importante no momento de calcular a densidade da carga de inseticidas depositada nas folhas das plantas. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, desenvolveu o Sistema para Análise da Distribuição de Gotas de Chuva Natural e Artificial- Sadgna- que calcula automaticamente o volume de veneno aplicado nas lavouras por meio de imagens das amostras de pulverização, coletadas em papel sensível à agua.

O Sadgna vai estar na Expointer, que se realiza em Esteio (RS), no período de 26 de agosto a 3 de setembro. O equipamento foi desenvolvido pela Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP), em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas e Universidade Federal de São Carlos, por meio de avançadas técnicas de processamento de imagens digitais.

O sistema contabiliza o volume de gotas contidas em superfície exposta à chuva, irrigação ou pulverização. Os cálculos fornecidos por essa análise auxiliam o agrônomo na determinação do melhor bico aspersor, no ajuste da pressão, na determinação da energia cinética das gotas da chuva e o conseqüente impacto na erosão, quebra de agregados ou selamento de superfície do solo.

Outra utilidade do Sadgna é na aferição da aplicação de defensivos agrícolas. O sistema permite constatar áreas com excesso ou falta de aplicação e se a pulverização foi eficiente ou não.

O Sadgna foi especialmente desenvolvido para atender com eficiência agrônomos, que prestam serviços para produtores rurais, indústrias fabricantes de máquinas e implementos para pulverização e irrigação, que precisam de um controle de qualidade eficiente de seus produtos e para Institutos de pesquisa e ensino que demandam dados precisos sem subjetividade.

A relação custo/benefício do Sadgna é excelente, porque o sistema permite um ótimo controle do aproveitamento dos produtos químicos ou biológicos aplicados, evitando o desperdício ou subutilização. Por isso também é indicado para os produtores rurais que pretendem aplicá-lo à Agricultura de Precisão.

O sistema é composto por módulos, sendo que o do editor de imagens possui ferramentas para que o usuário transfira a imagem das gotas para o computador através de scanners ou câmeras de vídeo analógicas ou digitais, seleciona áreas de interesse com precisão, armazene dados georeferenciados, entre outros atributos.

Jornalista da Embrapa na Casa da Tecnologia (Expointer): Sandra Zambudio - MTb 939/81/PR Mais informações com a jornalista Joanir Silva - MTb 19554 Embrapa Instrumentação Agropecuária Fone (16) 274 2477  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/