01/08/00 |

Novo suíno light aumenta qualidade da carne

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O suíno reprodutor Embrapa MS 60, que apresenta rendimento de carne magra na carcaça superior a 60%, alto rendimento de pernil e lombo e que transfere para os seus filhos conversão alimentar próxima de 2,3 (consumo de 2,3 kg de ração para a produção de 1 kg de suíno vivo), vai ser lançado oficialmente pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento, na Expointer 2000.

Criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada a aquele Ministério, o MS 60 é produto da evolução do Embrapa MS 58, comercializado desde 1996.

O novo animal possui outras características importantes, como a inexistência do gene halotano (causador do estresse) e uma carne geneticamente livre de PSE (sigla para pálida, mole e exudativa). São, portanto, qualidade que agradam a indústria, aos produtores e aos consumidores de carne de melhor qualidade e mais leves.

O reprodutor é o segundo da geração de animais do tipo light e foi desenvolvido na Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), em parceria com a Aurora, marca ligada à Coopercentral de Chapecó (SC), uma das maiores cooperativas agrícolas do Brasil. Os experimentos para chegar ao novo animal foram realizados em granja da Aurora e tiveram início há dois anos e meio.

Segundo o pesquisador da Embrapa, Jerônimo Fávero, responsável pelo desenvolvimento das duas versões do suíno light, a parceria com a iniciativa privada foi fundamental para a concretização do projeto do MS 60.

Jornalista da Embrapa na Casa da Tecnologia (Expointer): Sandra Zambudio - MTb 939/81/PR Mais informações com o jornalista Jean Carlos Porto Vilas Boas Souza Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC) Telefoone: (49) 442-8555  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/