01/08/00 |

Veja alguns eventos de agosto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Censo verde

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está fazendo o "censo verde". Trata-se de um inventário florestal que envolve 15 pesquisadores e técnicos da instituição que estarão percorrendo as matas da reserva legal do projeto de assentamento Pedro Peixoto, no estado do Acre. O objetivo é descobrir a tipologia da floresta ainda existente, as espécies de plantas nativas abundantes, o volume médio de madeira por hectare e o potencial para manejo florestal madeireiro de baixo impacto.

Os trabalhos estão sendo realizados por técnicos da Embrapa Acre. A equipe usará equipamentos de GPS para identificação de pontos estratégicos e imagens de satélite para precisar as informações coletadas em campo. Os dados trarão suporte para pesquisas e também perspectivas para uso sustentável de uma área em torno de 150 mil hectares de mata. A região é habitada por cerca de 2 mil famílias e fica entre os municípios de Plácido de Castro, Acrelândia, Senador Guiomard e Vila Campinas. Informações, Tel.: 68-244-3932.

Curso Nacional de Fruticultura

Em Cruz das Almas (BA), a Embrapa Mandioca e Fruticultura vai promover no período de 21 a 26 de agosto, o 8º Curso Intensivo Nacional de Fruticultura - módulo banana. Com carga horária de 48 horas, o curso será ministrado no auditório da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas -BA), e terá aulas teóricas, práticas e discussões em grupo sobre temas específicos relacionados com diversas tecnologias de produção, processamento e comercialização de banana.

As aulas serão complementadas com visita à uma propriedade rural que está utilizando tecnologias desenvolvidas pela Embrapa. Inscrições e informações sobre os cursos poderão ser obtidos na Embrapa Mandioca e Fruticultura. Telefone: 75- 721-2120, ramais 215/153.

Reunião discute triticale

A Embrapa Trigo, de Passo Fundo (RS) e a Cooperativa Agrária de Entre Rios (FAPA- Agrária), de Guarapuava (PR) promovem, nos dias 14 e 15 de agosto a 7ª Reunião Brasileira de Pesquisa de Triticale. A reunião, que é realizada a cada dois anos, tem como objetivos avaliar a situação do cultivo do triticale, discutir os resultados de pesquisa, planejar ações conjuntas e rever as recomendações de cultivo do cereal. Este ano, a área cultivada com triticale é estimada em 22 mil hectares no norte do Rio Grande do Sul e 76 mil hectares no centro-sul do Paraná.

O cereal também é plantado em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O triticale pode ser utilizado como componente energético na formulação de rações animais, aliado ao milho. Durante a reunião, serão debatidos aspectos relacionados aos fatores limitantes e oportunidades para aumentar o cultivo do cereal. A Embrapa Trigo vai apresentar a proposta de lançamento de uma cultivar de triticale para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O evento acontece no auditório da Cooperativa. Mais informações com a Embrapa Trigo. Telefone: (54) 311.3444, Fax (54) 311.3617.  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/