01/08/00 |

Governo lança II Campanha Nacional de Produção de Sementes em Comunidades Rurais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Produtores rurais terão acesso às sementes de qualidade da Embrapa
O ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, lança, no dia 22 de agosto, a II Campanha Nacional de Produção de Sementes em Comunidades Rurais. O evento será realizado no Auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, em Brasília, às 10 horas. O objetivo da Campanha é disponibilizar aos produtores rurais brasileiros de todas as regiões do País, sobretudo aqueles de base familiar, sementes melhoradas de variedades de feijão e milho desenvolvidas pela Embrapa.

Para tanto, serão atendidas 15 mil comunidades rurais, beneficiando diretamente 500 mil produtores rurais. Segundo o diretor-presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, "os participantes da campanha, além de terem acesso a um material de alta qualidade, ajudarão a transferir essa tecnologia a outros produtores rurais que não têm recursos para a compra de sementes melhoradas". Para ele, o uso de sementes melhoradas é um dos principais recursos das diversas etapas da produção rural para se ter um plantio eficiente.

Os dados da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes - Abrasem indicam que cerca de 30% dos agricultores brasileiros em milho e 64% em feijão não utilizam sementes melhoradas, estando à margem dos benefícios gerados pela pesquisa pública e privada em melhoramento genético.

Conseqüentemente, as baixas produtividades obtidas têm reflexo direto no nível de renda dessa classe de agricultores. Os agricultores que participarem da campanha terão acesso a técnicas simples de produção, cuja aplicação resulta em melhor eficiência produtiva, sem elevar os custos. Além disso, os produtores e suas famílias serão orientados quanto à importância e a eficiência do milho na alimentação humana e animal e na agroindústria familiar. Dessa forma, pretende-se agregar valor à produção e aumentar a renda do agricultor.

As comunidades interessadas em participar da campanha deverão solicitar junto à coordenação o formulário de inscrição. Somente serão aceitas as inscrições das comunidades que tiverem um responsável técnico pelo acompanhamento do plantio e pela posterior avaliação do campo de produção.

As comunidades inscritas receberão um kit contendo 10 Kg de milho variedade, 10 Kg de feijão, sendo o tipo Caupi para as regiões Norte e Nordeste, e o tipo Phaseolus para a região Centro-Sul, uma cartilha com instruções técnicas e um questionário a ser preenchido pela comunidade, contendo informações que permitam avaliar a campanha posteriormente.

A primeira edição da campanha, realizada em 99, contou com a participação de 1.940 técnicos. Ao todo, foram beneficiados 5.222 comunidades rurais, incluindo 48 comunidades indígenas e 346 pertencentes a assentamentos de reforma agrária, em 1.656 municípios de todos os Estados brasileiros. A campanha atingiu 268 mil famílias.

A II Campanha Nacional de Produção de Sementes em Comunidades Rurais está sendo promovida pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento e pela Embrapa, por meio de sua unidade em Sete Lagoas (MG), e conta com o apoio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT e da Associação Brasileira e Assistência Técnica e Extensão Rural – Asbraer. Os formulários de inscrição poderão ser solicitados no seguinte endereço:

Embrapa Milho e Sorgo Campanha Nacional de Produção de Sementes em Comunidades Rurais Rodovia MG 424, Km 45, Caixa Postal 151 CEP 35701-970 - Sete Lagoas, MG Fone: (31) 779-1069 Fax: (31) 779-1088 Email: sac@cnpms.embrapa.br

Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Jornalista Alexandre Campos – MTb 019/00 – DF Fone – (61)448-4113 E-mail – silveira@sede.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/