01/08/00 |

Pesquisador da Embrapa Soja vence Prêmio Nacional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador Alexandre Lima Nepomuceno, da Embrapa Soja, é vencedor do Prêmio Santista Juventude, na categoria "Biotecnologia Agropecuária", concedido a jovens cientistas e pesquisadores de até 35 anos. O Prêmio Santista é outorgado há 45 anos pela Fundação Santista às personalidades que mais se destacam nas Ciências, Letras ou Artes.

Nepomuceno disse que o prêmio significa um grande reconhecimento do seu trabalho em nível nacional. "Recebi a notícia com muita alegria, mas também surpresa, pois estou concentrado em minhas atividades de pesquisa aqui no Japão. Senti-me muito honrado, e gostaria de dizer que o meu trabalho de pesquisa, que recebe este reconhecimento, só foi possível com apoio de meus familiares, amigos e colegas da Embrapa", revelou .

Nepomuceno, 35 anos, é pesquisador da Embrapa há 11 anos. Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorou-se em biotecnologia pela Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos, onde recebeu diversos prêmios.

Sua tese de doutorado busca caracterização fisiologica e molecular de plantas submetidas à seca. O trabalho identifica os fragmentos de DNA que se expressam de forma diferente durante a seca. Apesar de jovem, o pesquisador já conta com mais de 70 trabalhos publicados.

Atualmente, o pesquisador está no National Institute of Agro-Environmental Sciences, sediado em Tsukuba, no Japão. Nepomuceno está analisando características morfológicas e fisiológicas de cultivares de soja tolerante à seca e identificando critérios de seleção para tolerância à seca, usando ferramentas da biotecnologia. "Desenvolvo estudos em prospecção gênica e transformação de plantas", diz. O projeto é uma realização conjunta com o Jircas - Japan International Research Center for Agricultural Sciences, instituto de pesquisa vinculado ao governo japonês.

O pesquisador vai receber a premiação no dia 28 de setembro, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Mário Covas – o governador do Estado é presidente honorário da Fundação Santista. O prêmio é um diploma, uma medalha de ouro e uma importância em dinheiro. Também será premiado o pesquisador e ex-diretor da Embrapa Eliseu Roberto de Andrade Alves, na categoria "Desenvolvimento Agropecuário e Agronegócios".  

Tema: A Embrapa\Gente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/