01/08/00 |

Brasil sedia XXI Congresso Internacional de Entomologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foz do Iguaçu, no Paraná, se prepara para receber 5 mil cientistas de quase 100 países. São entomologistas que participarão de 200 simpósios durante o XXI Congresso Internacional de Entomologia, a ser realizado de 20 a 26 de agosto. Também está agendada a apresentação de 4 mil posters. Com o tema "Entomologistas preservando a biodiversidade" a Sociedade Entomológica do Brasil e a Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, promovem o evento.

O presidente do Congresso, Décio Gazzoni, pesquisador da Embrapa Soja (Londrina-PR), diz que o evento congrega os mais destacados cientistas do Brasil e do exterior para fortalecer a atualização e a troca de informações na área. "Pretendemos aproximar grupos de pesquisadores de diferentes países para a condução de estudos conjuntos, com o propósito de incrementar a produtividade no setor agropecuário, reduzir custos, melhorar as condições de saúde pública e ampliar o bem-estar social".

Segundo Gazzoni, os insetos representam o grupo com maior número de espécies e de maior diversidade e capacidade de adaptação do planeta. Para debater a proteção à biodiversidade foi convidado o reconhecido entomologista inglês John Lawton, da Universidade de Londres.

Já o cientista holandês, Nils Andersen, da Universidade de Copenhagen, vai abordar a sistemática filogenética, que compreende os princípios e métodos pelos quais pode-se reconstruir a história evolucionária dos seres vivos. Outro tema interessante será abordado pela americana Elizabeth Bernays, professora da Universidade do Arizona, que apresentará a interação entre insetos e plantas.

Recentes descobertas na comunicação entre insetos serão tema da palestra de Walter Leal, cientista da Universidade da Califórnia. O debate sobre as vantagens e desvantagens das cultivares transgênicas será comandado, durante o Congresso, pelo cientista da Universidade de Newcastle, Anghard Gatehouse.

Terão destaque ainda na programação do Congresso, o desenvolvimento sustentável, a respiração dos insetos, as parasitoses animais, entre outros temas. "O evento vai produzir informações, tecnologias, teses, teorias que revolucionarão a agropecuária, a saúde pública e o comércio internacional nos próximos anos", prevê Gazzoni.

Mais informações na secretaria do evento pelo telefone (45) 9963-1372.

Área de Comunicação Empresarial Embrapa Soja Lebna Landgraf - jornalista (MTb 2903) Fone: (43) 371- 6061 Email: lebna@cnpso.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/