01/08/00 |

Liberadas mais vespas no Amapá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está monitorando a existência da mosca-da-carambola nos pomares da Região Norte. No período de 14 a 16 de agosto, pesquisadores da Embrapa Amapá (AP) estarão no município de Porto Grande, a 120 km de Macapá, realizando nova liberação das vespas Diachasmimorpha longicaudata que controlam naturalmente a praga.

O controle biológico desenvolvido pela Embrapa para a mosca-da-carambola está impedindo que a praga chegue ao Nordeste e, depois, a todo o território nacional o que seria capaz de comprometer a exportação de frutas e causar prejuízos da ordem de 160 milhões de reais. A mosca, apesar de ter seu nome associado à carambola, ataca mais de 30 tipos de frutas.

Com apenas alguns milímetros de comprimento, a vespa é capaz de parasitar a larva da mosca, sendo também uma alternativa contra o uso de pesticidas. Essa tecnologia tornou o controle da praga mais eficiente e não agressivo ao meio ambiente.

A mosca-da-carambola existe na América do Sul há 15 anos. Em 1995 foi detectada no Oiapoque. Preocupados com os prejuízos que poderiam trazer ao Brasil caso se espalhasse pela região Norte e chegasse ao Nordeste, o Ministério da Agricultura, por intermédio da Embrapa, e o Centro de Energia Nuclear para Agricultura – CENA, localizado em Piracicaba – SP, com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA. não pouparam esforços para eliminar os focos existentes. Na época, utilizando armadilhas de feromônio (hormônio de atração sexual) e iscas (pequenos conglomerados de compensado), os pesquisadores conseguiram minimizar o problema.

Agora, o controle biológico por meio das vespas, desenvolvido pela Embrapa, apresenta-se como uma alternativa eficiente ao uso de pesticidas. Está sendo utilizado também nos pomares da Guiana Francesa. Pesquisadores estiveram naquele país em junho passado, liberando as vespas Diachasmimorpha longicaudata.

A carambola também está sendo exportada pelo Brasil. Na Europa a fruta já é conhecida como "star fruit", pelo fato de, quando cortada no sentido transversal, seu formato lembrar uma estrela

Mais informações: Embrapa Amapá Fone: (96) 241 1551  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/