01/08/00 |

Arroz BRS Pelota: maior produtividade às lavouras

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Região Sul do Brasil responde por mais de 45% da produção nacional de arroz. No entanto, a produtividade das lavouras não tem correspondido às aspirações dos produtores, em especial do Rio Grande do Sul. Para aumentar o rendimento da cultura, o Ministério da Agricultura e do Abastecimento, por meio da sua vinculada, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, estará lançando na Expointer 2000, o Arroz BRS Pelota.

É uma cultivar com alto potencial de produtividade (acima de 10 t/ha), despontando como uma das saídas para compensar os custos de produção que tem tornado o arroz gaúcho pouco competitivo nos últimos anos. A cultivar tem como características grão tipo "agulhinha-índico" de casca pilosa-clara, rendimento industrial superior a 65% de grãos inteiros polidos, resistência às raças prevalecentes de brusone (principal doença do arroz) e potencial produtivo em torno de 12.000 kg/ha.

Segundo o melhorista Arlei Terres, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS), onde foi desenvolvida a cultivar, o lançamento do BRS Pelota irá contribuir para a auto-suficiência do cereal no Brasil".

Para se obter bons rendimentos, é importante observar a época de plantio, entre 15 de outubro e 15 de novembro, evitando a exposição das plantas nos locais de ocorrência de frio. Cerca de 400 sementes "aptas" por metro quadrado é a densidade recomendada no sistema convencional de semeadura em linha. A colheita deve acontecer quando o grão estiver entre 23 e 18% de umidade.

Jornalista da Embrapa na Casa da Tecnologia (Expointer): Sandra Zambudio-MTb 939/81/PR Informações adicionais com o Jornalista Antônio Heberlê Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS) Telefone: (532) 75-8100/ 75-8113  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/