01/08/00 |

Cresce plantio de girassol no RS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A área cultivada com girassol no Rio Grande do Sul dobrou de 3 mil para 7 mil e 500 hectares na safra 99/2000. O Ministério da Agricultura e Abastecimento, por meio de sua vinculada, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vai levar para a Expointer 2000 alternativas para viabilizar a cultura no Rio Grande do Sul. Dentre elas, o BRS 191, primeiro híbrido simples de girassol, que estará disponível aos produtores na próxima safra.

A Embrapa Soja (Londrina-PR) - unidade da Embrapa que pesquisa tecnologias para a cultura no Brasil - intensificou esse ano a pesquisa no Rio Grande Sul, ampliando o número de unidades demonstrativas. O objetivo é avaliar o comportamento do girassol em cada região do estado para orientar os produtores.

O BRS 191 tem como características a precocidade, o alto teor de óleo e ampla adaptação às condições brasileiras. O material foi avaliado pela Rede Oficial de Avaliação de Genótipos de Girassol por três anos, em 39 locais, do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Distrito Federal, Piauí e Bahia.

Nos estados do Sul e do Brasil Central, o híbrido apresentou rendimento médio de 1814 Kg por hectare, o que é uma produtividade alta, quando comparada a outros materiais disponíveis. Outro diferencial é o alto teor de óleo. Enquanto que os híbridos presentes no mercado possuem cerca de 44%, o BRS 191 tem aproximadamente 48% de teor de óleo.

Jornalista da Embrapa na Casa da Tecnologia (Expointer): Sandra Zambudio - MTb 939/81/PR Informações adicionais: Jornalista Lebna Landgraf - MTb 2903/PR Embrapa Soja- Londrina-PR Telefone: (43) 371-6061  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/