01/08/00 |

Lançada cultivar de batata inglesa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A alta taxa de açúcar presente na batata, causando o seu escurecimento depois de frita, é um dos grandes entraves para a industrialização do produto. A cultivar de batata inglesa BRS Pérola vem solucionar o problema. O Ministério da Agricultura e do Abastecimento, por meio da sua vinculada Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, fará o lançamento dessa nova cultivar durante a Expointer 2000.

Além de atender à indústria, a nova cultivar é destinada ao pequenos produtores rurais que produzem batata. As cultivares hoje disponíveis no mercado para processamento (na forma de palha, palito e fatias) são originárias da Europa e Estados Unidos, pouco adaptadas às condições de cultivo e à tecnologia usada pelos pequenos produtores do Sul do Brasil. A BRS Pérola foi testada em diversas indústrias e apresenta bom rendimento e qualidade industrial, em especial quando frita.

No Brasil o cultivo da batata inglesa, para mercado interno, ocupa mais de 170 mil hectares e a produção supera 2,5 milhões de toneladas. Os principais estados produtores são Minas Gerais (30%), Paraná (26%), São Paulo (21%) e Rio Grande do Sul (21%).

Jornalista da Embrapa na Casa da Tecnologia (Expointer): Sandra Zambudio- MTb 939/81/PR Informações adicionais, com o jornalista Antônio Heberlê Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS) Telefone: (532) 75-8100/75-8113  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/