01/09/00 |

Pratini participa dos 25 anos da Embrapa Uva e Vinho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, participou, na quinta-feira, dia 31 de agosto, do 25º Aniversário da Embrapa Uva e Vinho, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O evento contou ainda com a presença do diretor-presidente da Empresa, Alberto Duque Portugal.

A programação incluiu ato solene, com entrega de placas "Amigos da Embrapa Uva e Vinho" em homenagem a pessoas que deram importante contribuição à Unidade ao longo de sua história; assinatura de convênios do Ministério da Agricultura e inauguração da galeria de fotos dos ex-chefes.

Desde 1975, a Embrapa mantém em Bento Gonçalves o Centro Nacional de Pesquisa de Uva e Vinho, que se tornou referência nacional na pesquisa vitivinícola e faz parte da história da produção de uva e vinho brasileiros. Atualmente, os pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho também se dedicam a projetos de grande porte relacionados a fruteiras de clima temperado da Região Sul, como maçã e pêssego.

A Unidade mantém convênio com diversas instituições no Brasil e no exterior, incluindo cooperativas, associações de produtores, prefeituras municipais, institutos de pesquisa e universidades. Atua também integrada às instituições de assistência técnica e extensão rural e participa ativamente das negociações para a implantação do Mercosul, em parceria com o setor vitivinícola nacional.

A Embrapa Uva e Vinho produz vinho e derivados em sua cantina experimental, disponibiliza mudas isentas de viroses, testa produtos e insumos agroindustriais, realiza análises laboratoriais e diagnósticos fitossanitários, além de oferecer suporte técnico, cursos e dias de campo a produtores e demais interessados. Estudantes de nível médio e superior podem realizar estágios e todas as publicações são disponibilizadas ao público. O retorno financeiro obtido com a comercialização dos produtos é reinvestido na pesquisa.

Pesquisador ganha prêmio internacional
O pesquisador Marcos Botton, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS), ganhou uma viagem científica a Europa, com visitas a laboratórios e estações experimentais dedicados a pesquisa entomológica na Suíça e na Alemanha. A viagem é um prêmio pela qualidade de seu trabalho apresentado ao programa Novartis Entomological Advisory Group, de apoio a pesquisa entomológica inteiramente custeado pela Novartis Biociências.

O prêmio é concedido por uma comissão julgadora composta por três eminentes entomologistas de universidades americanas. O resultado oficial foi comunicado durante a abertura do XXI International Congress of Entomology, realizado em Foz do Iguaçu. A viagem está marcada para o mês de setembro.

Jornalista: Liziane Guazina (MTb 4173/DF) Assessoria de Imprensa da Embrapa Uva e Vinho Fone: (54) 451-2144 - ramal 196 Email: liziane@cnpuv.embrapa.br http://www.cnpuv.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/