01/09/00 |

Workshop discute pesquisa da Embrapa com índios Krahò

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"O povo indígena Krahò - sua história, a experiência da Embrapa e a legislação" é o tema do workshop que será realizado pela Embrapa Cerrados, no dia 3 de outubro. O evento ocorrerá das 8:00 às 17:00 horas, no Auditório Wenceslau J. Goedert. As inscrições poderão ser feitas no local.

Destinado à comunidade científica, técnicos, extensionistas e pessoas interessadas nas questões indígenas, o workshop tem por objetivo divulgar o trabalho realizado junto à comunidade Krahò e colher sugestões que contribuam para melhorar o desenvolvimento das pesquisas futuras.

No período da manhã, serão discutidos temas como a importância dos estudos com as populações tradicionais para a pesquisa agropecuária; a história do povo indígena Krahò; o projeto Etnobiologia, conservação de recursos genéticos e bem-estar alimentar em comunidades tradicionais; os direitos indígenas e biodiversidade; e o contrato Embrapa-Funai.

À tarde serão apresentadas as pesquisas coordenadas pela Embrapa, na área indígena Krahò, abordando: coleta e conservação de recursos genéticos; introdução e translocação de germoplasma; identificação da inter-relação entre conhecimento empírico e científico na agricultura; e manejo dos sistemas agrícolas.

Participam do evento Embrapa Cerrados, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Embrapa Serviço de Comunicação para Transferência de Tecnologia, Procuradoria Geral da República, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Associação das Aldeias Indígenas Krahò (Kapey).

A Embrapa e os Krahò

A Embrapa vem transferindo conhecimentos e técnicas agrícolas para as comunidades indígenas, desde 1995. O resultado desse contato é o aumento significativo da produção de alimentos nessas áreas, além de uma diversificação crescente das roças com plantios de milho, mandioca, batata-doce, amendoim, coco, banana, urucum, gergelim, algodão, abóbora, maxixe, mamona, pimenta, laranja, manga, quiabo e maracujá. Convivendo com os índios Krahò, os pesquisadores aprenderam a conhecer a cultura, a biodiversidade e os sistemas agrícolas utilizados por essa comunidade. O trabalho é desenvolvido junto com a Funai e com entidades representativas das próprias comunidades indígenas. A iniciativa ganhou, em 1998, o prêmio máximo do Programa Gestão Pública e Cidadania, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Graça França Monteiro Comunicação Social Embrapa Cerrados Fone: (61) 388 9953  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/