01/10/00 |

Polímero pode ajudar a economizar água na irrigação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, iniciou em setembro uma pesquisa utilizando um polímero semelhante ao encontrado nas fraldas descartáveis para evitar o excesso de umidade. Este material, o Stockosorb, pode contribuir para o fim do desperdício de água usada na irrigação de lavouras e também ajudar regiões que sofrem com longos períodos de estiagem.

O Stockosorb, hidroretentor fabricado pela empresa alemã Degussa Hulls, será testado em duas áreas cultivadas com melão e uva, em solos de textura arenosa, em Fortaleza e Petrolina, respectivamente. Os pesquisadores da Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ) acreditam que a utilização do material permitirá que o solo seja capaz de reter a água por mais tempo, permitindo, desta maneira, economia de água.

A fruticultura foi escolhida por possuir alto valor agregado, bom retorno econômico e apresentar grande potencial para expansão. O Brasil responde por 10% da produção mundial. A opção pela região do semi-árido nordestino explica-se pela baixa precipitação pluviométrica e, consequentemente, grande dependência de irrigação. Como o Stockosorb melhora a retenção de água pelo solo, é interessante que a pesquisa seja conduzida em condições extremas como estas.

Segundo a Embrapa, o resultado do trabalho estará disponível em julho de 2001.

Jornalista responsável: Carlos Dias (MTb 20.395/RJ) Embrapa Solos Fone: (21) 274-4999 ramal 278 Fax: (21) 274-5291 E-mail: carlos@cnps.embrapa.br  

Tema: Sistemas de Produção\Irrigação 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/