01/10/00 |

Cebola Alfa-tropical dá resultados acima do esperado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Alguns plantadores de cebola das regiões de São José do Rio Pardo, Divinolândia e Piedade, em São Paulo, estão rindo à toa. Eles plantaram a nova cultivar desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, chamada Alfa Tropical, e agora estão colhendo cebola no período de entressafra, com boa produtividade média (31 t/ha), quando a produtividade média regional pelo sistema de produção por bulbinhos é de 12 a 15 t/ha.

O método de produção por bulbinhos é caro e trabalhoso. O produtor planta duas vezes: em julho, semeia para colher bulbinho em setembro; em fevereiro do ano seguinte, planta o bulbinho obtido para, finalmente, colher a cebola em maio/junho. Já a cultivar Alfa Tropical é semeada diretamente no período de 15 de novembro a 15 de dezembro, abastecendo o mercado no período da entressafra, quando os preços são melhores.

A região de São José do Rio Pardo é a maior produtora de cebola de São Paulo e possui a maior produtividade média do Brasil. Amélio Zamai, um dos produtores da região, plantou dois quilos da nova cultivar, colheu 36,3 t em um hectare e vendeu a R$ 20,00 o saco com 45 kg.

Cultivo Orgânico

Dois produtores decidiram experimentar a Alfa Tropical em cultivo orgânico e também estão convencidos da capacidade da nova cultivar de cebola de abastecer o mercado na entressafra. O produtor César Matsuo plantou 5 mil m2 da cebola em sistema orgânico, obteve produtividade de 20 t/ha, considerada excelente. "Com essa nova cultivar tenho duas coisas muito importantes para o sistema orgânico: regularidade e diversidade de oferta".

Ademir Vedovato, de Itobi (SP), destacou outros aspectos da Alfa Tropical. "Achei a nova cultivar muito interessante, com boa pele, bom tamanho de bulbos". Ele plantou 2 mil m2 neste verão e já planeja plantar 25 mil m2 no próximo.

José Mendonça, técnico da Embrapa Hortaliças, diz que a demanda por Alfa Tropical é grande. "Em dezembro de 1999 fizemos alguns plantios, seis, em áreas de produtores na região de São José do Rio Pardo. Depois disso, já tivemos mais de 50 produtores interessados em plantá-la no Estado de São Paulo". Nos primeiros testes na Bahia e em Pernambuco, a cultivar está tendo boa produtividade, com semeaduras feitas de julho a novembro.

Características

A cultivar Alfa Tropical possui folhas cerosas, bulbos de coloração amarela-baia de sabor picante, com formato predominantemente globular. Essa é uma característica apreciada pelo consumidor brasileiro.

Jornalista: Michele Costa (MTb 1270/DF) Embrapa Hortaliças (Brasília - DF) Tel.: (61) 385-9038  

Tema: Produtos Agropecuários\Hortaliças 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/