01/10/00 |

Seminário internacional discute fruteiras tropicais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Federação da Agricultura de Pernambuco (FAEPE) e a Embrapa Semi-Árido vão promover o V Seminário Internacional de Fruteiras Tropicais. O evento acontece nos dias 9 e 10 de novembro, no Centro de Convenções Nilo Coelho, em Petrolina – PE. Ele é o fórum de debates da Fenar 2000 - Feira Nacional da Agricultura Irrigada -, que reúne nessa cidade, de 8 a 11 de novembro, empresários, consultores, produtores, técnicos e autoridades do Brasil e Exterior. A Feira, que se realiza anualmente, é apontada como a maior do gênero em toda a América Latina.

O pesquisador Paulo Roberto Coelho Lopes, Chefe Geral da Embrapa Semi-Árido, explica que os temas em discussão no V Seminário estão centrados nas oportunidades de negócios que estão se abrindo para a fruticultura nos mercados nacional e internacional, em especial o europeu. Segundo afirma Paulo Roberto, no ano passado as exportações brasileiras de frutas frescas mostraram um desempenho excepcional em relação a 1998. Foram 170 milhões de dólares comercializados, correspondendo a um incremento de 32% em relação ao ano anterior. Este resultado foi obtido apesar da queda dos preços médios internacionais em mais de 8%.

Legislação internacional rigorosa

O V Seminário vai apresentar 4 painéis de discussão: mercado europeu, mercado nacional, produção integrada de frutas e vitivinicultura no Vale do São Francisco. Na sua programação consta, ainda, a realização de 4 mini-cursos sobre cultivo de uvas sem sementes, manejo da mangueira, controle de pragas do coqueiro e manejo da videira para controle da doença. Para Paulo Roberto, estas questões são as mais oportunas no atual estágio de desenvolvimento da produção e dos negócios da fruticultura regional.

Paulo Roberto considera que o agronegócio brasileiro de frutas, em especial aquele baseado no semi-árido nordestino, está se transformando num segmento importante da pauta de exportações. Precisa, no entanto, atuar com mais profissionalismo para fazer crescer a participação do país no mercado internacional de frutas. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, atrás apenas da China e Índia. A produção nacional ultrapassa 31 milhões de toneladas por ano. No entanto, exporta apenas 1% dessa produção.

Ele explica que, em parte, a exportação pequena é conseqüência do amplo mercado interno. No entanto, a restrição que a legislação internacional impõe ao uso abusivo de produtos químicos na produção de frutas, bem como rigorosas barreiras fitossanitárias, contribuem também para o baixo índice de exportação dos produto brasileiros. Um dos painéis do V Seminário, Sistema de Produção Integrada para Fruteiras, trata de um trabalho desenvolvido pela Embrapa Semi-Árido e a Valexport, que pretende a produção de alimentos de alta qualidade com base no uso racional dos recursos naturais e de mecanismos que regulem a aplicação de produtos químicos e contaminantes. O objetivo, afirma Paulo Roberto, é assegurar uma produção sustentável também sob o ponto de vista ambiental.

Contribuição da pesquisa

Segundo Paulo Roberto, o V Seminário é o primeiro que a instituição participa como organizadora do evento. O crescimento dos investimentos da empresa em pesquisas que atendam às demandas tecnológicas do setor produtivo, está estreitando sua parceira com a iniciativa privada. E o programa de pesquisa da Embrapa, afirma Paulo, se propõe a ofertar informações e tecnologias que impulsionem o agronegócio de frutas. Só nos próximos quatro anos, a Embrapa, por meio de 13 das suas unidades de pesquisa, vai investir cerca de 42 milhões de reais em projetos voltados para a agricultura irrigada no Nordeste. Os recursos são do Programa de Desenvolvimento da Fruticultura Irrigada, do Governo Federal.

As inscrições para o V Seminário Internacional de Frutas Tropicais são gratuitas e estão abertas na Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Semi-Árido até o dia 6 de novembro. Maiores informações podem ser buscadas pelo telefone ( 81) 3862- 1711, ramal 214 ou pelo correio eletrônico: difusao@cpatsa.embrapa.br.

Jornalista Marcelino Neto Embrapa Semi-Árido Tel.: 81 862-1711 Email: marcelrn@cpatsa.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/