01/10/00 |

Brasil vai sediar Conferência Mundial de Pesquisa de Soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Brasil venceu a China e vai sediar em 2004 a VII Conferência Mundial de Soja. "Essa decisão mostra a importância brasileira no complexo mundial de soja e é reflexo da qualidade de pesquisa desenvolvida no país", resume Flávio Moscardi, presidente do Comitê Internacional de Soja e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A conferência ocorre a cada cinco anos e se destaca pela alta qualidade dos trabalhos apresentados, como resultados inéditos de pesquisa, novidades tecnológicas, além de um balanço dos avanços do setor nos últimos anos.

A escolha do país sede da conferência é feita pelos 17 membros do Comitê Internacional, que representam as principais regiões envolvidas no complexo soja (América Latina, América do Norte, Ásia, África, Austrália e Europa). Para sediar o evento, o país precisa preencher um série de requisitos, como ter apoio de órgãos governamentais e possuir infra-estrutura para eventos e oportunidades de visitas a setores envolvidos no complexo, como cooperativas e instituições de pesquisa.

Segundo Moscardi, para a realização do Congresso serão investidos aproximadamente U$ 1 milhão. "Esse dinheiro vem da iniciativa privada, da taxa de inscrição, venda de estandes, de órgãos governamentais e do apoio de instituições de pesquisa", explica. Estima-se a participação de 3 mil pessoas, entre agricultores, pesquisadores, estudantes e agrônomos da assistência técnica. A Embrapa é a principal instituição promotora do evento. Simultaneamente ao Congresso, pretende-se promover a 4ª Conferência Internacional de Processamento de Soja, o Mercosoja e o Congresso Brasileiro de Soja.

"São eventos importantes que devem reunir praticamente todos os representantes da cadeia produtiva da soja", acrescenta. Moscardi foi o primeiro brasileiro membro do Conselho eleito presidente. Assumiu em 1999, no Congresso de Chicago (EUA), e foi o principal articulador da candidatura brasileira. O outro representante brasileiro é José de Barros França Neto, pesquisador da Embrapa Soja (Londrina/PR) e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja, entidade que também apoia o evento.

Jornalista responsável: Carina Gomes (MTb 3914-PR) Área de Comunicação Empresarial Embrapa Soja Fone: (43) 371-6067 E-mail: carina@cnpso.embrapa.br http://www.cnpso.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/