01/10/00 |

Nova técnica aumenta produção de abacaxi

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está comprovando que a produtividade da variedade do abacaxi Smooth Cayenne cresce se o número de plantas aumentar para 10 mil por hectare. A produtividade cresce em 10,36 t/ha e o peso médio do fruto cai apenas 29 gramas. A pesquisa foi desenvolvida por especialistas da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA).

Os produtores brasileiros de abacaxi costumam utilizar densidades de plantio baixas, para obtenção de frutos grandes. Isso tem reflexos negativos na produtividade. No entanto, frutos menores são atualmente os mais preferidos no mercado internacional – tendência que poderá ser seguida pelos consumidores brasileiros.

A pesquisa avaliou o efeito de altas densidades em sistemas de plantio em filas duplas sobre a produção quantitativa e qualitativa dessa cultivar, sob condições de sequeiro e determinou o espaçamento de 20cm entre plantas na linha de plantio, como o mais recomendado. "O peso médio do fruto, as suas dimensões e a sua qualidade (açucares, acidez, teor de suco, relação açúcares/acidez) não foram significativamente influenciados pelas densidades de plantio estudadas, mantendo-se dentro dos padrões da cultivar", acrescenta a pesquisadora Luciana Lima, da Embrapa.

Os experimentos foram cultivados nas condições ambientais dos Tabuleiros Costeiros do Norte da Bahia, onde o Smooth Cayenne apresentou potencial para uso de altas densidades de plantio, mesmo em cultivo de sequeiro, podendo-se atingir produtividade acima de 80t/ha e peso médio do fruto superior a 1,0kg. O resultado da pesquisa foi apresentado em setembro durante o 16º Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF), que ocorreu em Fortaleza (CE).

Jornalista: Dalmo Oliveira Área de Comunicação Empresarial Embrapa Mandioca e Fruticultura Telefone: (75) 721.2120 - Ramal 215 - Fax: (75) 721.1118 http://www.cnpmf.embrapa.br/jornal/index.htm E-mailto:dalmo@cnpmf.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/