01/10/00 |

Simpósio internacional trata de pastagens

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Cientistas de vários países irão discutir o funcionamento do solo sob pastagens, em ambientes tropicais
Cerca de 150 cientistas latino-americanos e europeus estarão reunidos em Brasília, de 16 a 20 de outubro, para participar do Simpósio Internacional sobre Funcionamento do Solo sob Pastagens em Áreas Intertropicais. O evento ocorrerá na Embrapa Cerrados, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, na rodovia Brasília / Fortaleza, BR 020 km 18, em Plantaltina (DF).

Pela primeira vez, brasileiros e estrangeiros de diferentes especialidades - química e física de solos, biologia, agronomia, dentre outras - se reúnem para trocar informações e discutir os resultados obtidos nas pesquisas recentemente desenvolvidas em ciência do solo, com ênfase em pastagens nos ambientes tropicais. Isto, segundo o pesquisador Michel Brossard, da comissão organizadora do evento, faz do simpósio um marco mundial. Embora tenha-se observado que os problemas e as soluções encontradas nos vários países são semelhantes, as informações levantadas não têm ultrapassado as fronteiras nacionais.

O temário do Simpósio inclui os seguintes tópicos: estrutura do solo e sua evolução, segundo os tipos de manejo; funcionamento do solo e a biodiversidade: pesquisas recentes, perspectivas e conseqüências para o manejo de pastagens; a atividade microbiana e a dinâmica da matéria orgânica; a dinâmica dos elementos minerais: da oferta do solo à alimentação da planta; pastagens e mudanças globais: podemos considerá-las como depósitos de carbono?

Degradação e produtividade

Nas duas últimas décadas, a produtividade das pastagens cultivadas em áreas extensivas tem diminuído e a degradação tem aumentado. Grande parte desses problemas parece estar ligada ao solo e afeta a maioria dos sistemas produtivos dos países em desenvolvimento no mundo tropical, trazendo sérias conseqüências econômicas e ambientais. Apesar desses países concentrarem a maioria dos herbívoros (66% dos bovinos, 64% das ovelhas e cabras e 80% dos eqüinos), a produção por cabeça desse rebanho é muito menor que a encontrada nos países desenvolvidos, correspondendo a 30% da carne bovina, 18% das vacas de leite, 54% da carne de ovelhas e cabras.

No Brasil, 50% dos 49 milhões de hectares de pastagens da região do Cerrado estão degradadas ou em processo de degradação. Para o pesquisador Alexandre Barcellos, da Embrapa Cerrados, é necessário que o mundo tropical deixe de ver a pastagem sob a ótica do extrativismo. Pastagens bem manejadas conservam o ambiente, evitam a abertura de novas áreas agrícolas e aumentam a produtividade dos animais.

O Simpósio é uma realização da Embrapa Cerrados e do IRD, instituto francês de pesquisa para o desenvolvimento. Maiores informações pelo telefone (61) 388 9890 ou no endereço eletrônico http://www.cpac.embrapa.br

Jornalista Graça França Monteiro Embrapa Cerrados Fone (61) 388 9953 E-mail: imprensa@cpac.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Eventos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/