01/10/00 |

Cedida área para criação do Parque Serra da Concórdia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Cerca de seis mil hectares de mata atlântica preservada irão formar o mais novo Parque no Estado do Rio de Janeiro
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, juntamente a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro (SEMADS) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF–RJ), estarão assinando, no próximo dia 1º de novembro um protocolo de intenções para a cessão de mil hectares de mata atlântica que integrarão o Parque Estadual Serra da Concórdia, no Estado do Rio de Janeiro.

A área pertence ao Campo Experimental Santa Mônica, da Embrapa Gado de Leite. Segundo o gerente do Campo Experimental, Oriel Fajardo Campos, no passado, a mata sofreu um processo de extração de madeira. "Há 25 anos, desde que a Embrapa assumiu a área, a mata vem sendo preservada", afirma Oriel. Segundo o gerente, "este é um exemplo de fazenda onde se produz leite sem degradar o meio ambiente".

Com a área cedida pela Embrapa, o Parque Estadual Serra da Concórdia terá 5.980 hectares. Localizada no município de Valença, oeste do Estado, a Serra da Concórdia contém um número significativo de exemplares da flora e fauna atlântica, além de ser um grande e estratégico manancial de água potável para a região.

O Campo Experimental já possui um programa de preservação e melhoramento da Mata ciliar ao longo do rio Paraíba do Sul. O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, afirma que em parceria com o governo fluminense a mata será ainda melhor preservada: "Quando o IEF assumir a área, a mata terá guardas florestais, diretor de parque, além de medidas preventivas contra incêndio. O IEF tem, também, condições de realizar um trabalho de conscientização com os proprietários das fazendas vizinhas para evitar a degradação do Parque".

Turismo

Oriel Fajardo vê na criação do Parque uma grande oportunidade para incentivar o turismo na região. Próximo a área do Parque está o Solar Duque de Caxias. Antiga sede da Fazenda Santa Mônica, o Solar foi Construído no século passado. O casarão desperta grande interesse histórico e foi o local onde Duque de Caxias viveu seus últimos momentos. Outra oportunidade para incrementar o turismo na região está na criação de trilhas guiadas.

Assinatura do Protocolo

O protocolo de intenções que estabelece os mecanismos para a cessão da área será assinado pelo diretor-presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, pelo secretário da SEMADS, André Corrêa, e pelo presidente do IEF - RJ, Roberto da Conceição Félix. A assinatura do protocolo será às 10h30, no CIEP Djalma Macedo – Rua Sílvio Camargo, s/nº - Loteamento Duque de Caxias, Barão de Juparanã, Valença/RJ.

Jornalista Rubens Neiva - MTb 5445/MG Embrapa Gado de Leite Tel.: (32) 3249-4712 Email: sac@cnpgl.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/