01/10/00 |

Técnicos estrageiros são treinados em manejo florestal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Com a finalidade de capacitar técnicos agrícolas com informações sobre o adequado manejo agroflorestal, tornando-os capazes de multiplicar seus conhecimentos aos produtores da região amazônica, a Embrapa Amazônia Ocidental – vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento – promove, em conjunto com o Centro Internacional de Agrofloresta (Icraf), o curso "Agroforestería para el Desarrollo Rural Integral" , de 9 a 25 de outubro no Centro de Treinamento em Extensão Rural do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), no quilômetro 29 da AM-010. Cerca de 40 profissionais do Brasil e dos demais países da América Latina participarão do curso.

O curso será subdividido em uma série de aulas teóricas, discussões em grupo de traballho, visitas ao campo e demonstrações de apresentação dos participantes do curso sobre temas relevantes. As aulas práticas serão realizadas no Distrito Agropecuário da Suframa (DAS) e na Comunidade de Canoas, situadas no município de Presidente Figueiredo (distante 107 quilômetros de Manaus), onde a Embrapa realiza experimentos. Os instrutores do curso serão pesquisadores da Embrapa, do Ministério do Meio Ambiente, Icraf e pesquisadores de outros países da região amazônica.

Conforme as instituições promotoras do curso, o sistema agroflorestal – que combina o cultivo de várias espécies em uma mesma área – está se popularizando na região amazônica como uma via alternativa de uso sustentável da terra. Porém, a falta de programas de extensão e a carência de políticas claras e integradas para um adequado desenvolvimento têm provocado a degradação dos solos.

Há na região amazônica, conforme os estudos do Icraf, uma forte imigração de camponeses praticando o sistema de agricultura tradicional, que resulta na degradação do meio produtivo pela forte erosão e degradação da terra. Provocado, basicamente, pela falta de conhecimento das alternativas viáveis de manejo. A maioria dos agricultores é pobre e trabalha somente para sua subsistência.

Daí a necessidade de se disseminar e incrementar o volume de resultados de investigação agroflorestal através do pessoal que atua diretamente com os produtores agrícolas.

Jornalista responsável: Maria José Tupinambá – 114 DRT/AM Embrapa Amazônia Ocidental Manaus - AM - Brasil Caixa Postal 319 - CEP 69.048-660 Telefone/Fax: (92) 622-2012 ramal 261 E-mail : maria@cpaa.embrapa.br Internet: http://www.cpaa.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/