01/10/00 |

Homenageado Secretário da Agricultura da Bahia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O secretário da agricultura do Estado da Bahia, Pedro Barbosa de Deus, recebe homenagem, no dia 31 de outubro, na sede da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas (BA). Ele vai receber uma placa de reconhecimento pelo apoio que deu para instalação da Biofábrica, construída em parceria com o Governo da Bahia, a empresa nipo-brasileira Campo e a estatal do Ministério da Agricultura e do Abastecimento na Bahia. "Sem o empenho direto do secretário não teríamos conseguido implantar este empreendimento, que hoje tonou-se uma referência nacional na produção de mudas de excelente qualidade fitossanitária", comenta o agrônomo e chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Mario Augusto Pinto da Cunha.

Inaugurada no dia 19 de maio em 1997, a Biofábrica de Cruz das Almas, além de representar um salto de qualidade e de volume na produção de mudas, significou também a geração de cerca de 30 empregos diretos para a cidade. Com o apoio de Barbosa de Deus, o Estado da Bahia aportou recursos da ordem de R$ 226 mil para a efetivação do projeto, que contou ainda com a contrapartida da empresa bi-nacional e da própria Embrapa. Os investimentos totais para implantação chegou a R$ 676 mil.

A biofábrica está fazendo nos seus laboratórios a multiplicação acelerada das variedades de banana resistentes à Sigatoca-negra , produzindo mais de meio milhão de mudas por ano. A Campo está aumentando a capacidade produtiva da fábrica de biotecnologia e deve alcançar em 2001 a marca de um milhão de mudas produzidas. De 99 até hoje já foram comercializadas 1.095.333 mudas de banana. A estrutura física da biofábrica possui 600 m2 de área construída e 1.000 m2 de estufas para aclimatação das mudas. "São 14 câmaras de fluxo laminar operando durante oito horas diárias", detalha Hermínio Rocha, gerente de operações.

Com as mudas desenvolvidas pela Embrapa já é possível introduzir as novas cultivares nos locais onde os focos da doença já foram identificados, limitando o avanço da Sigatoca-negra. As mudas resistentes da biofábrica baiana já estão espalhadas nos Estados da Amazonas, Acre, Pará, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Tocantins e Maranhão, estabelecendo uma barreira fitossanitária com plantas resistentes, para refrear o progresso da doença no sentido Norte-Nordeste.

A solenidade em homenagem ao Secretário deve contar com a presença do diretor vice-presidente da Campo, Shigeki Tsutsui e um representante da diretoria executiva da Embrapa de Brasília, além de diversas autoridades locais e estaduais.

Jornalista Dalmo Oliveira Área de Comunicação Empresarial-ACE Embrapa Mandioca e Fruticultura Cruz das Almas - Bahia - Brasil Caixa Postal 007 - CEP:44.380-000 Telefone: (75) 721.2120 - Ramal 215 Fax: (75) 721.1118 Internet: http://www.cnpmf.embrapa.br/jornal/index.htm Email:dalmo@cnpmf.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Gente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/