01/10/00 |

Curso ensina como fabricar biscoitos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

O objetivo é mostrar a pequenos e médios empresários como produzir snacks em escala industrial
Os microempresários e demais interessados em entrar para o agribusiness já podem investir no lucrativo negócio de produção de snacks (biscoitos salgadinhos, tipo Elma Chips) de milho, trigo e mandioca. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, vai oferecer entre os dias 16 a 18 de outubro o curso "Princípios Teóricos e Práticos na Elaboração de Snacks por Extrusão Termoplástica", em Guaratiba, Rio de Janeiro.

O curso tem a coordenação da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) e vai oferecer informações sobre todas as etapas na produção de snacks, como controle de qualidade, a matéria-prima mais adequada, padronização, entre outros. Os investidores podem ter lucros de até 600%, entre a compra da matéria-prima e a venda para os atacadistas.

Os Estados Unidos são o primeiro produtor mundial de snacks. A produção brasileira não chega nem a 3% do que é produzido nos EUA, mas o mercado nacional está em franco crescimento e hoje é líder na América Latina. Apesar disso, apenas uma pequena parcela da produção de milho em solo brasileiro é destinado à elaboração de grits (matéria-prima para fabricação de snacks): das 34,500 mil toneladas do grão, apenas 2,750 mil são voltadas à produção de biscoitos salgados.

"Isso indica que ainda há mercado para muita gente investir no ramo, mesmo com a presença de grandes empresas atuando na fabricação de snacks", explica José Luis Ascheri, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Os camelôs são um dos públicos preferidos para o pequeno e médio empresário que invista no ramo. O famoso biscoito de polvilho "Globo" é um bom exemplo de snack que faz sucesso nas ruas de muitas capitais. Durante o curso, será mostrado na prática como se fabrica o biscoito a partir de equipamentos industriais mais baratos.

Ascheri ressalta que os produtores de arroz também serão beneficiados com o curso, pois aprenderão a fabricar snacks a partir de quirela (arroz quebrado, com baixo valor comercial). "Isto acrescentará um grande valor agregado ao cereal", explica o pesquisador.

CURSO: "Princípios Teóricos e Práticos na Elaboração de Snacks por Extrusão Termoplástica" DATA: 16 a 18 de outubro HORÁRIO: 9h às 16:30h LOCAL: Embrapa Agroindústria de Alimentos: Av. das Américas 29.501, Guaratiba, Rio de Janeiro, RJ. CEP: 23020-470. Tel: (21) 410 7400/ 7478

Jornalista Elisângela Santos - Mtb: 19.500/RJ Embrapa Agroindústria de Alimentos Telefone: (21) 410-7488 /7472. E-mail: elis@ctaa.embrapa.br  

Tema: Sistemas de Produção\Agroindústria 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/