01/11/00 |

Seminário debate utilização do lodo de esgoto na agricultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O correto tratamento do esgoto é inevitável, o aproveitamento do lodo na agricultura também deve ser entendido como solução para outro problema: a falta de espaço para dar fim a todo lixo produzido pela sociedade. No dia 14 de novembro, de 8h30 às 12h30, acontece, no auditório da Embrapa Solos, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento (Rua Jardim Botânico, 1024 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro-RJ), um seminário sobre este tema.

No Brasil já se espalham as estações de tratamento de lodo de esgoto. "No Rio de Janeiro já estão entrando em operação as primeiras usinas de tratamento deste material mas ainda existe uma grande carência de pessoal habilitado a lidar com este material", disse o pesquisador Carlos Alberto Silva, da Embrapa Solos.

Caso o país usasse 50% desse biossólido na agricultura, o que é plenamente viável, ele teria seis mil toneladas diárias de adubo agrícola, ou 2,2 milhões de toneladas por ano.

Baseado na porcentagem de nutrientes presente no lodo e no valor de mercado desses nutrientes, calcula-se que o Brasil terá R$ 87,5 milhões anuais em adubo, cuja forma de utilização na agricultura dependerá da política a ser adotada pelo Estado.

O lodo de esgoto como adubo já é utilizado há mais de duas décadas pelos Estados Unidos e diversos países da Europa. Algo entre 50% a 60% do biossólido produzido é aplicado na agricultura.

Programação do seminário:

8h30 às 10h20 - Uso Agrícola do Lodo de Esgoto - Wagner Bettiol (Embrapa Meio Ambiente) 10h20 às 10h30 - Coffee Break 10h30 às 11h30 - Metais Pesados em Solo e Milho Cultivado com Lodo de Esgoto - Carlos Alberto Silva (Embrapa Solos) 11h30 às 12h30 - Debate

Mais informações: Embrapa Solos Jornalista Carlos Dias - MTb 20.395 MTb-RJ Fone: (21) 274-4999 R-278 Email: carlos@cnps.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/