01/11/00 |

Dia-de-Campo na TV trata do estilosantes Campo Grande

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Pastagens degradadas produzem até seis vezes menos que as recuperadas ou em bom estado de manutenção
No próximo dia 9 de novembro, das 8h55 às 9h55 (horário de Brasília), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento (MAA), transmitirá via satélite, um Dia de Campo na TV sobre o estilosantes Campo Grande, a nova alternativa para recuperação de pastagens na região do Brasil Central Pecuário. Desenvolvido pela Embrapa Gado de Corte, unidade de pesquisa sediada em Campo Grande, MS, o estilosantes Campo Grande será apresentado aos produtores.

Por se tratar de uma leguminosa com alto teor de proteína bruta e capacidade de fixar biologicamente cerca de 180 Kg/ha/ano de nitrogênio do ar, o uso do estilosantes Campo Grande, além de engordar o gado sob pastejo, reduz significativamente os custos com adubação nitrogenada do solo. Ele pode ser utilizado para a alimentação do gado tanto em consorciação com braquiária decumbens, quanto na forma de banco de proteína. Em experimentos com consorciação, esta leguminosa forrageira provocou um ganho de peso animal superior a 20% se comparado com o da alimentação somente à base de braquiária pura. Somado a isso tudo, o estilosantes Campo Grande, ainda, conta com a vantagem de ser uma cultivar de alta resistência horizontal à doença antracnose, prejudicial a outras leguminosas forrageiras.

Degradação de pastagens

Este é um dos principais problemas da pecuária de corte na região de cerrados. Estima-se que cerca de 80% dos 50 a 60 milhões de hectares de pastagens cultivadas do Brasil Central encontrem-se em algum estágio de degradação. A região responde por 55% da produção nacional de carne e os prejuízos não são poucos. Uma pastagem degradada,de acordo com estudos de pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, produz até seis vezes menos que outra recuperada ou que esteja em bom estado de manutenção. O estilosantes Campo Grande atua como alternativa de baixo custo tanto na recuperação como na renovação dessas pastagens.

Respondendo a perguntas de produtores, os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte irão demonstrar a utilização dessa nova leguminosa no sistema produtivo de gado de corte. As sementes básicas dela já estão sendo comercializadas às empresas produtoras de sementes, que multiplicarão o material. Na safra de 2001, as sementes do estilosantes Campo Grande estarão disponíveis aos pecuaristas no mercado nacional.

Sintonize em parabólica: Sinal Aberto - polarização horizontal - Banda C - freqüência 3910 Doméstica - polarização vertical - Banda L - freqüência 1240 Perguntas aos pesquisadores, podem ser feitas por ligação gratuita: 0800-610505, Fax (61) 273-8949, ou pelo e-mail diacampo@spi.embrapa.br

Mais informações: Embrapa Gado de Corte (Jornalismo): (67) 768-2023 / 768-2142 Jornalista:Thea Tavares - Reg. Prof. MTb. 3207/PR  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/