01/11/00 |

Indução floral apóia produção orgânica de manga em áreas irrigadas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma pesquisa conduzida pela Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento deve aposentar a aplicação do produto químico paclobutrazol (PBZ) na produção de manga Tommy Atkins em perímetros irrigados. O PBZ é utilizado largamente como indutor floral da mangueira, possibilitando a obtenção de safras da fruta em meses onde o produto é escasso nos mercados.

O fitotecnista Nelson Fonseca está realizando testes de estresse hídrico em pomares da região de Petrolina (PE), buscando níveis ideais de irrigação que provoquem o mesmo efeito do PBZ na mangueira. A técnica de estresse hídrico consiste na limitação de irrigação da planta. Nelson estuda a reação do mangueiral tendo em vista a liberação de 75%, 50%, 25% e 0% de água.

"A partir dos níveis de água fornecidos à planta, estamos observando a iniciação floral ocorrida em ramos de 30, 60 e 90 dias de idade", explica o especialista da Embrapa Mandioca e Fruticultura, que vai usar os resultados da pesquisa em sua tese de doutoramento pela Universidade Federal de Lavras.

Ele está testando ainda a aplicação foliar do PBZ, como alternativa à aplicação via solo, que tem um efeito residual na planta bem mais danoso. A aplicação foliar em concentrações mínimas e o estresse hídrico podem vir a ser uma fórmula definitiva para os produtores de manga dos perímetros irrigados do Vale do São Francisco, numa primeira etapa.

A pesquisa da Embrapa atende diretamente o crescimento da produção orgânica de fruticultura nos pólos irrigados, uma demanda que cresce a cada dia na ponta da cadeia produtiva: os consumidores de vegetais orgânicos que preferem pagar mais por um produto sem químicos.

Manoel Teixeira de Castro Neto é o idealizador dos experimentos e um dos orientadores da tese de Nelson. Ele já obteve resultados positivos com a indução feita apenas com o uso do estresse hídrico na região de Assú, no Rio Grande do Norte. "O trabalho visa a completa eliminação do PBZ ou uma redução significativa na sua utilização", diz o fisiologista de plantas.

Mais informações: Jornalista Dalmo Oliveira Área de Comunicação Empresarial-ACE Embrapa Mandioca e Fruticultura Cruz das Almas - Bahia - Brasil Caixa Postal 007 - CEP:44.380-000 Telefone: (75) 721.2120 - Ramal 215 Fax: (75) 721.1118 <http://www.cnpmf.embrapa.br/jornal/index.htm> <mailto:dalmo@cnpmf.embrapa.br>  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Tropicais 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/