01/11/00 |

Modelo matemático possibilita aos produtores estimar a produção de ovos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Curvas de produção de ovos podem ser estimadas através do uso de modelos matemáticos. Utilizando registros parciais e uma análise mais detalhada do ciclo de produção de ovos, esses modelos permitem a comparação de diferentes curvas e a predição da produção total. Segundo o pesquisador Flávio Bello Fialho da Embrapa Suínos e Aves, "modelos são importantes na pesquisa, mas raramente são utilizados diretamente por produtores".

Foi pensando em preencher essa lacuna e estender esse benefício de uso dos modelos diretamente aos produtores que a Embrapa Suínos e Aves desenvolveu um programa de computador que estima a produção de ovos com base em registros parciais.

Executado via Internet, esse programa - Estimador da Produção de Ovos - já está disponível a qualquer pessoa que queira acessá-lo gratuitamente através da home page da Embrapa Suínos e Aves - http://www.cnpsa.embrapa.br - na seção Serviços.

De acordo com Flávio Fialho, o programa é autoexplicativo. Basta ao usuário digitar a porcentagem de produção de ovos observada em cada semana e pressionar o botão "Calcular". Esses procedimentos lhe possibilitarão estimar a produção subseqüente. No caso de algum dado não estar disponível, ele deverá ser deixado em branco que o programa irá executar a avaliação. Por exemplo, se forem digitados os dados de produção até as 40 semanas de idade, o programa irá estimar os valores de produção das 41 às 80 semanas. "Se, por algum motivo - exemplifica o pesquisador - a produção da semana 32 não estiver disponível, é suficiente deixar esse valor em branco e o programa a estimará também". A precisão da estimativas corresponderá ao número de dados digitados. Para uma estimativa razoável, recomenda-se digitar a produção até, no mínimo, as 40 semanas de idade.

É importante salientar que as estimativas são baseadas na produção observada e refletem apenas uma tendência. A produção real poderá variar em conseqüência de diferentes fatores como, por exemplo, doenças, clima, mudanças no manejo para citar alguns e, portanto, poderá ser diferente dos valores apresentados pelo programa.

A aplicação desse programa poderá se estender ao planejamento da venda de ovos e substituição de lotes e ainda na comparação de lotes submetidos a diferentes tratamentos. Informações detalhadas sobre esse assunto poderão ser solicitadas junto à Área de Negócios Tecnológicos (ANT) da Embrapa Suínos e Aves pelo telefone (49)442.85.55/Ramal 243, ou pelo e-mail mailto:sac@cnpsa.embrapa.br e/ou através dos Comunicados Técnicos de números 256 - que descreve o modelo teórico e 257 - que descreve a aplicação prática, disponíveis na home page da Unidade - http://www.cnpsa.embrapa.br.

Mais informações: Tânia Maria Giacomelli Scolari Email: mailto:tscolari@cnpsa.embrapa.br Jornalista - Reg.Prof. Nº 4.957/MT-RS Embrapa Suínos e Aves Área de Comunicação Empresarial  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Aves 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/