01/12/00 |

Reifschneider assume em janeiro direção do CGIAR

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A recém-criada diretoria do Banco Mundial responsável pelo CGIAR (Grupo Consultivo de Pesquisa Agropecuária Internacional) será ocupada no ano que vem por um representante da América Latina. A partir do final de janeiro de 2001, o cargo será ocupado por Francisco Reifschneider, atual chefe da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

O CGIAR, com 16 centros de pesquisa, é patrocinado pelo Banco Mundial, pela FAO e pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), além de contar com o apoio de 50 países membros, inclusive o Brasil. O CIMMYT, o CIP e o CIAT são alguns dos centros do CGIAR com os quais a Embrapa interage há mais de duas décadas.

O orçamento anual do CGIAR e dos seus centros é de US$ 340 milhões, destinados principalmente a pesquisas voltadas para o desenvolvimento sustentável e diminuição da pobreza. Para tanto, a instituição conta com a cooperação de países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Reifschneider vê com otimismo a presença de um latino-americano nesta direção. Para ele, o fato potencializa a capacidade de pesquisa nos países da região. "Tenho a certeza de que poderemos aumentar a cooperação entre centros de pesquisa de países em desenvolvimento e os centros internacionais", afirma, exemplificando que "o destaque e a interação com a Embrapa já é grande, podendo aumentar ainda mais".

A escolha por parte da presidência do Banco Mundial foi baseada em processo seletivo internacional e consulta.

Jornalista: Alexandre Campos (MTb 4753/14/76/DF) Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Telefone: 448-4012 / 448-4113 E-mail: silveira@sede.embrapa.br  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/