01/12/00 |

Concurso vai renovar quadro de pesquisadores da Empresa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

 

Candidatos devem ter especialização em nível de mestrado ou doutorado
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está dando o primeiro passo para renovar o seu quadro de empregados. Entre os dias 4 e 29 de dezembro, os interessados em concorrer ao cargo de Pesquisador II, com mestrado ou doutorado, podem se inscrever para o concurso. A taxa de inscrição é de R$ 60,00.

Essa ação faz parte de um pacote de medidas para fortalecimento da pesquisa agropecuária, anunciado no início do mês de novembro pelo ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, dentre as quais está a contratação de 1.300 empregados pela Embrapa nos próximos quatro anos.

A data de realização das provas está prevista para a segunda quinzena de fevereiro de 2001. "Os aprovados vão ocupar as vagas já existentes. Além disso, vamos gerar um cadastro para preenchimento de vagas que porventura surgirem a partir de 2001", afirma José Prado, do Departamento de Administração de Pessoal (DAP). O candidato poderá concorrer a vagas em 25 áreas, de acordo com a sua especialização (veja relação no final).

As provas serão elaboradas por bancas formadas por profissionais de universidades, instituições de pesquisa e pessoal da própria Embrapa. Segundo Prado, os integrantes das bancas não poderão ter algum parente de até 2º grau entre os inscritos, além de não poderem dar aulas em cursos preparatórios para os candidatos.

Ao se inscrever, o candidato poderá concorrer às vagas por regiões. Ou seja, o concorrente realiza a prova no local onde fez a inscrição ou em uma cidade localizada na região onde se inscreveu, a ser designada posteriormente pela Embrapa. O aprovado poderá ser lotado, a critério da Embrapa, em qualquer unidade da Empresa localizada na região que escolheu para concorrer à vaga.

Além disso, no momento da inscrição, o candidato escolhe a área para a qual vai concorrer à vaga e a linha de pesquisa na qual pretende atuar. O salário inicial da carreira de pesquisador II é de R$2.223,00, além de 10% de titularidade se tiver mestrado ou 20%, se tiver o título de doutorado.

O prazo de validade do concurso é de dois anos, podendo ser prorrogado, a critério da Embrapa, por mais dois anos. "Esse concurso vai ser importante, já que o nosso quadro de empregados está envelhecido", diz Prado, para, em seguida, exemplificar: "Nos próximos dez anos, cerca de 50% dos empregados vão se aposentar, sendo que destes 1.000 serão pesquisadores". A idade média dos empregados da Embrapa está em torno de 49 anos.

As provas – O concurso será realizado em três etapas. A primeira, de caráter eliminatório e com provas de português, metodologia de pesquisa, estatística experimental e inglês, será objetiva e valerá 100 pontos. Para ser aprovado nesta etapa, o candidato deverá ter, no mínimo, 50 pontos.

Todos os aprovados na primeira etapa serão convocados para a segunda etapa, que será de Avaliação de Títulos. Os 30 melhores de linha de pesquisa, levando em consideração a média ponderada da primeira e segunda etapas, serão chamados para a terceira etapa, que consistirá de entrevista técnica. Os que não estiverem entre os trinta primeiros colocados após a segunda fase permanecerão no cadastro da Embrapa para eventual convocação. A segunda e a terceira etapas são de caráter classificatório.

As inscrições poderão ser feitas em qualquer unidade da Embrapa. Para maiores informações, consulte o edital e o conteúdo programático do concurso no endereço http://www.embrapa.br/concursos/ ou pelo telefone 61 448-4030.

Abaixo estão relacionadas as áreas para as quais os candidatos poderão concorrer: agricultura de precisão; análise instrumental; apicultura; aqüicultura; biologia avançada; controle integrado de pragas e doenças; fisiologia vegetal; fitotecnia; forragicultura e nutrição animal; manejo animal; manejo e conservação do solo e nutrição de plantas; melhoramento animal; melhoramento vegetal; métodos quantitativos; modelagem e simulação de sistemas; monitoramento ambiental; pós-colheita, transformação agroindustrial e nutrição; recursos da fauna; recursos genéticos: animais, vegetais e microorganismos; recursos naturais; reprodução animal; sanidade animal; sistemas irrigados; sistemas florestais; e socioeconomia.

Mais informações: Telefone: (61) 448-4030 Email: concursos@sede.embrapa.br

Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Jornalista Alexandre Campos – MTb 4753/14/76-DF Telefone: (61) 448-4113  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/