01/12/00 |

Tomografia identifica sexo de aves silvestres

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, descobriram um novo método para fazer a sexagem de animais silvestres, como tucanos, papagaios, pombos e corujas: por meio da tomografia de ressonância magnética nuclear. Esta técnica, já usada na medicina para diagnóstico por imagem, permite a visualização dos órgãos internos das aves sem causar qualquer dano e com maior rapidez em relação ao método convencional. Em 30 minutos é possível saber o sexo do animal, enquanto que pelo exame de DNA, empregado atualmente, o resultado só é obtido em cerca de 15 dias e com um agravante: a ave é penalizada com a retirada de penas para coleta do sangue.

A Embrapa Instrumentação Agropecuária é a primeira instituição no Brasil a empregar o método para este fim. Ao aplicar a técnica de tomografia de ressonância magnética nuclear a ave é sedada por um veterinário e introduzida no tomógrafo, onde permanece por cerca de meia hora, para captação das imagens dos órgãos internos, testículos ou ovários. Com seis ou sete imagens já é possível identificar o sexo das aves que não apresentam diferenciação (dimorfismo) sexual externa.

Jornalista: Joanir Silva (MTb 19554) Embrapa Instrumentação Agropecuária Fone: (16) 274 2477 E-mail: jo@cnpdia.embrapa.br  

Tema: Atividades Temáticas\Instrumentação 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/