01/12/00 |

Firmado contrato de cooperação técnica com a Fundação Meridional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, e a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa Agropecuária firmaram, no dia 1º de dezembro, em Londrina, Paraná, Contrato de Cooperação Técnica e Financeira. A solenidade vai contar com a presença do Ministro da Agricultura e do Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes; do Diretor-Presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal; e do Diretor-Presidente da Fundação Meridional, Geraldo Rodrigues Fróes.

Novas cultivares de soja devem ser desenvolvidas como resultado dessa parceria. Elas serão multiplicadas por produtores de sementes da Fundação Meridional, entidade que reúne mais de 90% dos produtores de sementes de soja dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, responsáveis por 37,5% da produção nacional de sementes.

O trabalho conjunto entre as duas empresas pode resultar no lançamento de pelo menos três novas cultivares de soja por ano. A oferta de novas cultivares no mercado garante a estabilidade para a produção da soja brasileira, um dos principais produtos da pauta de exportação e matéria-prima para a produção de alimentos ao mercado interno. Além disso, a cultura gera recursos aos estados produtores e empregos diretos e indiretos. Movimenta também a agroindústria de insumos.

O contrato de cooperação técnica entre a Embrapa e a Fundação Meridional é resultado de um trabalho cooperativo que teve início na safra 89/90. Nesse período, inúmeros produtores de sementes tornaram-se parceiros da Embrapa, o que possibilitou a ampliação no número de unidades demonstrativas em várias regiões produtoras. Como resultado, houve maior adoção de cultivares criadas pela Embrapa. As cultivares da Embrapa são utilizadas hoje em cerca de 60% dos cerca de 13 milhões de hectares de soja plantados com soja no Brasil.

Parceria com instituições públicas e privadas é um princípio básico na ação da Embrapa, enfatiza seu Diretor-Presidente, Alberto Duque Portugal. Ao todo, são mais de 1.500 convênios e contratos em vigor, envolvendo empresas públicas de pesquisa e de extensão, prefeituras e secretarias de agricultura, universidades, cooperativas, sindicatos, ONGs, associações, fundações e empresas privadas.

Fundações privadas de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento e de produtores de sementes tornaram-se parceiras importantes. Atualmente, são muitas as fundações que mantêm convênios e contratos com a Embrapa. Entre as parcerias com fundações, merecem destaque especial aquelas voltadas para agilizar os programas de melhoramento genético de grãos conduzidos pela Embrapa, uma vez que conferem maior capilaridade às ações da Empresa, fazendo com que seu trabalho esteja presente nos pontos do país, onde seria oneroso manter infra-estrutura própria. São oito fundações no Brasil que, com outros parceiros, compõem uma rede de pesquisa na área de melhoramento.

Mais informações: Jornalista: Sandra Zambudio (MTb 939/81-PR) Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Fone (61) 448-4113 E-mail: zambudio@sede.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/