01/12/00 |

II Reunião Brasileira de Canola acontece em Passo Fundo-RS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove no dia 7 de dezembro, a II Reunião Brasileira de Canola, no auditório da Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS). O evento deverá reunir os principais empresários, técnicos, produtores e pesquisadores envolvidos no desenvolvimento da cadeia produtiva de canola no Brasil, além de convidados de outros países.

A área semeada com canola no país na safra 2000 foi de 18.900 hectares, sendo 10.900 no Rio Grande do Sul e o restante no Paraná. De acordo com o pesquisador da Embrapa Gilberto Omar Tomm, um dos coordenadores do evento, a produção de canola está sendo realizada basicamente com sementes de híbridos importados. "Em função das tendências de mercado, existe possibilidade de aumentar a área semeada", destaca.

A agenda da reunião prevê a discussão de temas estratégicos para 2001, como a escolha de cultivares para a próxima safra, a necessidade de instalar uma rede de experimentos de competição de cultivares e híbridos (para diminuir os riscos de insucesso associados à importação e semeadura de materiais sem avaliação prévia na região), além da possibilidade de formação de uma Associação Brasileira de Canola, que coordenaria os esforços para o desenvolvimento da cultura no Brasil. "No Rio Grande do Sul, empresas como a Camera e cooperativas como Cotrimaio, Cotrijal e Cotribá, além da Cocamar, no Paraná, têm realizado esforços e investido no cultivo da canola para atender à crescente demanda por esse óleo vegetal", complementa Gilberto Tomm.

As inscrições custam R$ 15,00 e deverão ser feitas no dia do evento, a partir das 8h. O participante tem direito ao almoço, a ser servido na Associação dos Empregados da Embrapa e ao certificado.

PROGRAMA 8h30min - Abertura 8h50min - Mercado para óleo e farelo de canola - Emílio Finger, economista e sócio da Camera 9h20min - Planos de desenvolvimento da cultura e de produtos de canola - José Roberto Gomes, engenheiro-agrônomo da Cocamar; Jaime Tauchert, engenheiro-agrônomo da Cotribá; Osmar Giovelli, diretor da Óleos Giovelli; e Roberto Kist, diretor da Camera. 10h45min - Relato sobre a safra de canola em 2000 - José Roberto Gomes, engenheiro-agrônomo da Cocamar; Nara Lúcia Martins, engenheira-agrônoma da Camera; João Heinrich, engenheiro-agrônomo da Cotribá; Gelson Melo de Lima, engenheiro-agrônomo da Cotrijal; e João Carlos Loro, engenheiro-agrônomo da Cotrimaio. 14h - Apresentação dos resultados de experimentos e testes com canola no RS - Luiz Volney Viau, professor da Unijuí 14h30min - Epidemiologia da canela preta - José Maurício Fernandes, fitopatologista da Embrapa 15h - Conclusões para a ocorrência de canela preta na safra 2000, baseado em observações de campo e contatos realizados no Canadá - Gilberto Omar Tomm, pesquisador da Embrapa Trigo e Luis Volney Viau, professor da Unijuí. 16h - Informações sobre cultivares e híbridos de canola para cultivo em 2001 - Luiz Volney Viau e Gilberto Omar Tomm 16h30min - Debate sobre cultivares e híbridos a serem recomendados para cultivo em 2001 17h - Possível formação de uma associação brasileira de canola, escolha de coordenadores e planejamento de experimentação com canola 18h - Encerramento

Jornalista: Magali Savoldi (MTb 8829/RS) Embrapa Trigo Fone: (54) 311-3444 - Fax: (54) 311-3617 E-mail: magali@cnpt.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/