01/12/00 |

Dia de Campo trata integração lavoura-pecuária

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A integração lavoura-pecuária é o tema do dia de campo a ser realizado em 12 de dezembro, a partir das 8h30, na Embrapa Arroz e Feijão, localizada na rodovia Goiânia-Nova Veneza, km 12, em Santo Antônio de Goiás (GO). Dando seqüência a eventos anteriores, pesquisadores da Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, irão repassar ao público informações atualizadas sobre o assunto.

O dia de campo tem o objetivo de mostrar tecnologias que poderão ser aplicadas nos cerca de 200 milhões de hectares dos cerrados brasileiro, de acordo com o perfil geo-econômico de cada região e da capacidade de investimento do agropecuarista.

Os produtores que comparecerem poderão saber detalhes sobre as várias possibilidades de integração lavoura-pecuária, a partir de consórcio, sucessão anual e rotação entre culturas e forrageiras, levando-se em conta áreas corrigidas ou não. É de conhecimento público que a integração lavoura-pecuária, quando feita de forma programada, traz maior sustentabilidade à exploração da propriedade, uma vez que ambas atividades beneficiam melhor o solo e agilizam a produção de grãos e carne, além de ajudar a reduzir custos.

Na ocasião do dia de campo, serão abordados com maior ênfase o desempenho de pastagens renovadas, a utilização de estilozantes e a atuação do componente animal. Os participantes do evento irão conferir dados sobre capacidade de suporte de pastagens, com base na produção de forragem por hectare; recomendações de manejo para pastejo rotacionado; adubação para formação e manutenção do pasto e o que se pode esperar em termos de lotação e ganho de peso animal.

O uso de estilozantes, Stylosanthes guianensis - cultivar Mineirão, será apresentado como alternativa de banco de proteína para suprir parte das necessidades nutricionais do rebanho, a fim de promover ganho de peso, principalmente, no período da seca. Também serão mostradas as diferenças entre o plantio de estilozantes em consórcio com gramíneas e o solteiro. Serão exibidas ainda as vantagens comparativas de se trabalhar com filhos de animais com genética superior para produção de novilho precoce e touros jovens, ambos provados a pasto. O enfoque recairá sobre as raças Nelore, Canchim, Santa Gertrudis e Braford.

Informações: Telefone (62) 533-2205. Data: 12 de dezembro de 2000 Local: Embrapa Arroz e Feijão - área do Programa de Integração Agricultura e Pecuária (PIAP) Exposição do conteúdo técnico: pesquisadores Alexandre Barcellos, Cláudio Karia, Cláudio Magnabosco (Embrapa Cerrados) e João Kluthcouski (Embrapa Arroz e Feijão) Apoio: Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore - USP (Ribeirão Preto) e Embrapa Pecuária Sudeste

Rodrigo Peixoto - Jornalista Área de Comunicação Empresarial Embrapa Arroz e Feijão Email: rpbarros@cnpaf.embrapa.br Telefone: (62) 533-2108 Fax: (62) 533-2100 Santo Antônio de Goiás (GO)  

Tema: A Embrapa\Transferência de Tecnologia 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/