01/01/01 |

Livro identifica melhores áreas para produção de vinho no RS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está lançando o livro Caracterização das Áreas Bioclimáticas para o Cultivo de Vitis vinifera L. – Regiões da Serra do Nordeste e Planalto do Estado do Rio Grande do Sul. De autoria dos pesquisadores Sérgio L. Westphalen (falecido) e Jaime R. T. Maluf, a publicação identifica as áreas de maior potencial para o cultivo de castas nobres de viníferas para a produção de vinhos finos de origem controlada e qualidade superior.

A partir de dados meteorológicos de 1970 a 1984, foram determinados índices bioclimáticos para uvas Vitis vinifera L. Para elaborar a publicação, que vem acompanhada de dois mapas e de um CD-ROM contendo os dados espaciais (mapas) individualizados, foram calculadas médias de radiação solar, insolação, temperaturas médias, máximas e mínimas, umidade relativa do ar, tensão atual de vapor, geada, granizo, evapotranspiração máxima, excesso hídrico e índices de umidade de Thornthwaite, em diferentes subperíodos do ciclo da videira.

O total de horas de frio abaixo de 10o C, o excesso hídrico e o risco de geadas foram considerados os fatores mais importantes para seleção de áreas vitícolas. O clima influencia decisivamente no padrão do produto e bons vinhos dependem da qualidade da uva. Os resultados demonstram que a região estudada apresenta boas condições climáticas para o cultivo de viníferas para a produção de vinhos finos, com exceção dos altos valores de chuva e umidade.

No Brasil, as áreas de melhor aptidão vitícola para viníferas, do ponto de vista agroclimático, localizam-se justamente no Rio Grande do Sul, na região da Serra do Nordeste e no sul do estado. O Rio Grande do Sul é, por sinal, o principal produtor de uvas do país, e a maioria dos vinhedos de viníferas concentra-se na região de Caxias do Sul.

O livro pode ser adquirido junto à Embrapa Comunicação para Transferência de Tecnologia (localizada no Parque Estação Biológica - PqEB, final da Av. W3 norte, CEP. 70770-901, Brasília- DF) ou pelos telefones (61) 448-4155 e (61) 448-4433 ou ainda pela internet, na Livraria Virtual da Embrapa (www.spi.embrapa.br).  

Tema: A Embrapa\Produção de Informação 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/