01/01/01 |

Pimenta longa tem página exclusiva na Internet

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Devido ao aumento da demanda por informações acerca da pimenta longa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, criou o Centro de Informações de Pimenta Longa. O objetivo é tornar acessível a um maior número de produtores informações sobre pesquisas em andamento, material bibliográfico, mercados, espécies, além de responder a perguntas e dúvidas mais freqüentes.

Para facilitar o canal Centro de Informações-Produtor, também foi criada, em janeiro de 2001, uma página na Internet, sob a supervisão do Centro. O endereço é "http://www.embrapa.br/pimentalonga". "A procura é muito grande. Já teve gente dos Estados Unidos entrando em contato conosco para obter informações sobre a pimenta longa", afirma Mauricília Pereira, da Área de Comunicação Empresarial da Embrapa Acre, que juntamente com a Embrapa Amazônia Oriental, está coordenando o Centro.

Essas ações atendem as demandas dos programas de expansão do cultivo da pimenta longa nos estados do Acre e Rondônia e, quem sabe, futuramente para outras regiões do País. Outro projeto do Centro de Informações é a produção de três cartilhas ilustradas, com linguagem mais acessível, voltada especialmente para os produtores rurais. A cartilha que aborda o cultivo já foi publicada. A que abrange produção de mudas encontra-se no Comitê de Publicações da Embrapa Acre e será publicada em breve. A terceira, que terá como tema o beneficiamento, estará pronta até março.

Nova cultivar – Os pesquisadores da Embrapa Acre também estão desenvolvendo, desde 1992, uma cultivar da pimenta longa que apresente maior produção de safrol, ou seja, alta produção de biomassa e rendimento de óleo essencial, com um teor de safrol acima de 90%. "A agroindústria da pimenta longa exige que o teor do safrol no óleo essencial seja superior a 90%", diz Francisco Lédo, pesquisador da Unidade.

O safrol é utilizado na indústria química como matéria-prima na manufatura da heliotropina, importante fixador de aroma utilizado na fabricação de cosméticos, e no butóxido de piperonila, utilizado como agente sinergístico, junto com o piretrium, na produção de inseticida natural de conotação "verde" e biodegradável, muito utilizado na Europa, Estados Unidos e Japão.

Para adquirir as publicações, entre em contato com a Embrapa Acre, por meio do e-mail sac@cpafac.embrapa.br ou no endereço da Unidade (Embrapa Acre BR 364, km 14,Caixa Postal 392, CEP 69908-970 - Rio Branco-AC). Se preferir, ligue para (68) 224-3933, 224-3932, 224-3931 ou pelo fax (68) 224-4035

Assessoria de Comunicação Social da Embrapa Jornalista Alexandre Campos – MTb 4753/14/76/DF – silveira@sede.embrapa.br Fone: (61) 448-4012 Fax: (61) 347-4860  

Tema: A Embrapa\Produção de Informação 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/