01/01/01 |

Brasil desenvolve projeto de lula em lata

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está desenvolvendo uma técnica cem por cento nacional para a conservação de frutos do mar em lata. A pesquisa mais adiantada é a da lula enlatada, cuja tecnologia está praticamente desenvolvida. Estudos preliminares constataram uma economia de até 45% em relação ao mesmo produto no mercado, que atualmente é importado.

Segundo a pesquisadora Angela Furtado, responsável pelo projeto, já existem indústrias brasileiras interessadas na novidade. "A lula é conservada apenas em água e sal, sem conservantes, o que diminui o custo da produção", explica. A pesquisa da lula deverá estar totalmente concluída dentro de um ano, quando terminar a fase de teste sensorial. Durante o período, será verificado se o produto mantém suas características de gosto, cor e cheiro depois de um ano de enlatado.

A Embrapa acredita que a lula terá grande aceitação no mercado, pois além do preço ser acessível, a qualidade e a praticidade também serão um diferencial para indústria brasileira. "A lula vem pronta para consumo, o que vai proporcionar maior comodidade no dia-a-dia a um custo mais em conta" , relata a pesquisadora.

Jornalista: Elisângela Santos (Mtb: 19.500) Embrapa Agroindústria de Alimentos Tel: (21) 410-7488 /7472 - Celular: (21) 9112 7284 E-mail: elis@ctaa.embrapa.br  

Tema: Sistemas de Produção\Agroindústria 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/